Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 10 de agosto de 2008

Fátima – “Via Lucis” – Via Gloriosa (vide explicação abaixo para a tradução adoptada)

Um grupo de leigos de italianos ofereceu ao Santuário de Fátima 14 pinturas (80cm x 70cm) de Vanni Rinaldi com representações que vão desde a Ressurreição do Senhor ao dia Pentecostes quando o Senhor envia aos Apóstolos acompanhados pela Virgem Maria, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo.

O Santuário tem-nas expostas com carácter permanente, na denominada Zona da Reconciliação da Igreja da Santíssima Trindade num espaço entre as Capelas da Ressurreição e do Santíssimo Sacramento.

As pinturas, na modesta opinião do signatário, têm uma elevada qualidade artística e daremos hoje início à sua apresentação procurando inserir uma citação Bíblica adequada a cada uma.

Como nota final, desejo acrescentar que optei por não adoptar a tradução do Santuário para “Via Lucis” – Caminho da Luz – e chamar-lhe Via Gloriosa, que não é evidentemente uma tradução literal, mas sim coincidente com os três primeiros Mistérios dos Mistérios Gloriosos do Santo Rosário.

É certo que a Luz simboliza o acolhimento do Espírito Santo no Baptismo, o próprio Cristo, a fé, a razão, a Palavra de Deus e a Santíssima Trindade, podendo através dela chegarmos ao Senhor, ou melhor dizendo, podendo Ela ser o próprio Senhor, mas as Estações são de tal forma graficamente e artisticamente explícitas, que ainda assim, entendo como mais condicente a denominação adoptada pelo signatário.

Chamar-lhe Via Luminosa, aqui numa tradução mais literal, seria uma terceira alternativa mais apropriada ainda que a adoptada pelo Santuário, sempre segundo o critério sujectivo do autor deste blogue, correndo porém o risco de se confundir com os Mistérios Luminosos.

O Senhor na Sua infinita bondade perdoar-me-á pela liberdade assumida.

Votos de um Bom Domingo do Senhor!

(JPR)

Sem comentários: