«10 milhões de estrelas» 2011 contam com apoio de dioceses, escolas, estabelecimentos comerciais e ligas de futebol
A campanha de Natal ‘10 milhões de estrelas – um gesto pela paz’, da Caritas Portuguesa, apresentada hoje, vai reverter este ano em favor de projetos destinados a apoiar famílias portuguesas em situação de carência, com 65% do montante recolhido.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o organismo humanitário católico realça que a nona edição do evento pretende “motivar os cidadãos para os valores da Paz, da Justiça e da Solidariedade”, num ano em que os pedidos de ajuda aumentaram consideravelmente.
A falta de meios financeiros tem feito com que algumas delegações diocesanas não consigam atender, em tempo útil, a todas as solicitações, indica o documento.
Nesse sentido, a Caritas Portuguesa já classificou esta campanha como “uma excelente oportunidade” para que se manifeste o “sentido de solidariedade que sempre caracterizou o povo português para superar esta crise”.
O Conselho Geral da organização católica revelou no domingo, em comunicado, que nos primeiros dez meses de 2011, as Caritas diocesanas já atenderam cerca de 28 mil famílias portuguesas.
“Os números são alarmantes porque correspondem a um acréscimo significativo em relação ao mesmo período do ano anterior”, pode ler-se.
A campanha chega este ano às novas tecnologias, sob o mote ‘Ilumine a vida de quem mais precisa’, englobando duas novas aplicações para IPhone e IPad, uma vela digital (1,60 €), disponível na Apple Store.
A página oficial da Caritas Portuguesa na rede social Facebook vai apresentar regularmente novidades sobre este projeto.
Além da crise nacional, a iniciativa terá também em conta a situação difícil que atravessa o povo da Somália, vítima de uma crise alimentar agravada pelo conflito armado e pela pior seca dos últimos 60 anos no Corno de África, pelo que 35% das verbas recolhidas vão ser canalizadas para esta região.
O lançamento do evento está marcado para as 11 horas, no auditório do Instituto S. João de Deus, em Lisboa.
A apresentação estará a cargo do presidente da Caritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, e do coordenador nacional da campanha, Bernardino Silva.
Até 24 de dezembro, a venda de velas (a um euro cada) irá decorrer em diversas escolas do país, através do Secretariado Nacional da Educação Cristã, nas dioceses e também em estabelecimentos comerciais que se associaram à iniciativa.
Para o dia 18 de dezembro está marcada uma jornada de apoio à operação ‘10 milhões de estrelas’, durante os jogos dos dois campeonatos de futebol profissional.
JCP/OC
Agência Ecclesia
Sem comentários:
Enviar um comentário