A jovem nadadora espanhola Mireia Belmonte ofereceu as duas medalhas de prata que ganhou nas Olimpíadas de Londres 2012 à Virgem de Monserrat em Barcelona (Espanha).
A nadadora, que obteve as medalhas nas provas de 800 metros livres e 200 metros mariposa, ofereceu as suas medalhas à Mãe de Deus conhecida como a "Moreneta", à semelhança dos jogadores do Barcelona F.C. quando ganham um título.
A foto que acompanha esta nota Belmonte compartilhou-a anteontem, 16 de agosto, com seus seguidores no Twitter, rede social em que antes da final dos 200 metros mariposa tinha 7 mil seguidores. Agora esse número cresceu a 56 mil.
Em conferência de imprensa no dia 4 de agosto, Belmonte, a única nadadora espanhola que ganhou duas medalhas em Londres, disse que ambas "valem igual. Uma um pouco mais lutada que a outra porque era mais longa. Mas todas as rivais eram muito fortes e antes de começar não se sabia o que ia acontecer porque todas eram muito fortes".
A jovem treina entre 8 e 9 horas diárias, disse também que vai trabalhar muito duro para o Mundial do próximo ano já que "nunca estive em uma competição internacional tão importante em casa e, além disso, a minha família vai poder comparecer, pois desta vez não pôde estar".
Belmonte nasceu na Badalona, Barcelona, dia 10 de novembro de 1990. Com 21 anos já foi campeã mundial, europeia e duas vezes vice-campeã olímpica.
Começou a nadar aos 4 anos como conselho médico para corrigir sua escoliose.
Em 2007 foi Campeã do Mundial Júnior nos 400 metros livres e 400 metros combinados, e também foi Campeã do Europeu Júnior nos 200 metros livres e 400 metros estilos.
A Mireia, assinala a Europa Press, não lhe surpreende o triunfo da americana Katie Ledecky, que tem somente 15 anos de idade, porque as provas de seleção nesse país são como campeonatos mundiais e eles estão mais acostumados a nadar com mais público e com um nível mais alto de estresse.
Ledecky, ganhadora da medalha de ouro nos 800 metros livres também mostrou durante as Olimpíadas sua fé católica e comentou que antes de cada competição reza uma Ave Maria.
(Fonte: ‘Aci Digital’ com edição e adaptação de JPR)