Obrigado, Perdão Ajuda-me

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As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Quando o Cardeal Ratzinger escreveu sobre o futebol e o seu impacto

Num artigo publicado em L’Osservatore Romano, com o título "Quando Ratzinger escrevia sobre futebol", recorda-se, por ocasião do Mundial África do Sul 2010, a reflexão do então Cardeal e agora Papa Bento XVI quem em 1985 publicou um texto que aparece no livro Suchen was droben ist (Procurar as coisas do alto).

No texto intitulado "O jogo e a vida: sobre o campeonato mundial de futebol", tirado da revista Humanitas da Pontifícia Universidade Católica do Chile, o então Cardeal assinala que "com sua periodicidade de quatro anos, o Campeonato Mundial de Futebol demonstra ser um acontecimento que cativa centenas de milhões de pessoas".

O agora Papa Bento XVI diz ainda que, em sua opinião, "o fascínio do futebol resulta essencialmente em que (…) obriga o homem acima de tudo a disciplinar-se, de modo que, pelo treino, adquira a domínio sobre si mesmo, por tal domínio a superioridade, e pela superioridade a liberdade".

O futebol, prossegue, ensina-nos "a cooperação disciplinada: como jogo de equipe, o futebol obriga a um ordenamento de si próprio dentro do conjunto. Une através do objectivo comum; o êxito e o fracasso de cada um estão cifrados no êxito e o fracasso do conjunto".

"Finalmente, o futebol ensina um confronto limpo em que a regra comum a que o jogo se submete segue sendo o que une e vincula até na posição de adversários e, além disso, a liberdade do lúdico, quando se desenvolve correctamente, faz que a seriedade do confronto volte a resolver e desemboque na liberdade da partida finalizada".

O agora Santo Padre assinala que fazendo uma simples comparação ao ver um jogo de futebol, "os jogadores passam a ser símbolos da própria vida. Isso mesmo actua retroactivamente sobre eles: sabem, na verdade, que as pessoas se vêem representadas e confirmadas a si mesmas neles".

Após advertir que toda esta aproximação pode "perverter-se por um espírito comercial que submete todo isso à sombria seriedade do dinheiro", o então Cardeal ressalta a importância da liberdade humana que vive "da regra, da disciplina que aprende o actuar em conjunto e o correcto confronto, o ser independente do êxito exterior e da arbitrariedade, e desse modo chega a ser verdadeiramente livre".

"O jogo, uma vida: se aprofundarmos, o fenómeno de um mundo entusiasmado pelo futebol poderá oferecer-nos mais que um mero entretenimento", conclui.

(Fonte: ‘ACI Digital’ com edição e adaptação de JPR)

VERSÃO ORIGINAL NA INTEGRA

EL JUEGO Y LA VIDA: SOBRE EL CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTBOL

Texto publicado en 1985 como parte del libro Suchen, was droben ist (Buscar lo de arriba) del entonces arzobispo de München, Mons. Joseph Ratzinger. *

Con su periodicidad de cuatro años, el Campeonato Mundial de Fútbol demuestra ser un acontecimiento que cautiva a cientos de millones de personas. No hay casi ningún otro acontecimiento en la tierra que alcance una repercusión de vastedad semejante. Lo que demuestra que con ello está tocándose algo radicalmente humano, y cabe preguntarse dónde se encuentra el fundamento de este poder en juego.

El pesimista dirá que es lo mismo que en la antigua Roma. La consigna de las masas rezaba panem et circenses, pan y circo. Pan y juegos son, mal que nos pese, el contenido vital de una sociedad decadente que no conoce ya objetivos más elevados. Pero aun cuando se aceptara este juicio, no sería en modo alguno suficiente.

Cabría preguntar todavía: ¿en qué estriba la fascinación del juego como para que llegue a ocupar un lugar de igual importancia que el pan? Con la vista puesta en la antigua Roma podría responderse de nuevo que el grito de pan y circo es propiamente la expresión del anhelo por la vida del paraíso, por una vida de satisfacción sin fatigas y de libertad plenamente realizada. En efecto, este es, en última instancia, el contenido del concepto de juego: un quehacer del todo libre, sin objetivo y sin obligación, y un quehacer que, además, tensa y emplea todas las fuerzas del ser humano.

En este sentido, el juego sería entonces una suerte de intento de regreso al paraíso: salir de la esclavizante seriedad de la vida cotidiana y de sus cuidados por la vida a la seriedad libre de lo que no necesariamente tiene que ser y que, justamente por eso, es bello. Frente a ello, el juego trasciende en cierto sentido la vida cotidiana; pero, sobre todo en el niño, tiene aun antes otro carácter: es una ejercitación para la vida, simboliza la vida misma y, por decirlo así, la adelanta en una forma plasmada con libertad.

Según mi parecer, la fascinación del fútbol estriba esencialmente en que reúne esos dos aspectos de forma muy convincente. Obliga al hombre ante todo a disciplinarse, de modo que, por el entrenamiento, adquiera la disposición sobre sí mismo, por tal disposición superioridad, y por la superioridad libertad. Pero después le enseña también la cooperación disciplinada: como juego de equipo, el fútbol lo obliga a un ordenamiento de lo propio dentro del conjunto. Une a través del objetivo común; el éxito y el fracaso de cada uno están cifrados en el éxito y el fracaso del conjunto. Finalmente, el fútbol enseña un enfrentamiento limpio en que la regla común a la que el juego se somete sigue siendo lo que une y vincula aun en la posición de adversarios y, además, la libertad de lo lúdico, cuando se desarrolla correctamente, hace que la seriedad del enfrentamiento vuelva a resolverse y desemboque en la libertad del partido finalizado. En calidad de espectadores, los hombres se identifican con el juego y con los jugadores y, de ese modo, participan de la comunidad del propio equipo, del enfrentamiento con el otro, así como de la seriedad y de la libertad del juego: los jugadores pasan a ser símbolos de la propia vida. Eso mismo actúa retroactivamente sobre ellos: saben, en efecto, que las personas se ven representadas y confirmadas a sí mismas en ellos.

Naturalmente, todo esto puede pervertirse por un espíritu comercial que somete todo eso a la sombría seriedad del dinero, y el juego deja de ser tal para transformarse en una industria que suscita un mundo de apariencia de dimensiones horrorosas. Pero hasta ese mismo mundo de apariencia no podría subsistir si no existiese la base positiva que subyace al juego: el ejercicio preparatorio para la vida y la trascendencia de la vida hacia el paraíso perdido. No obstante, en ambas cosas hay que buscar una disciplina de la libertad; en la vinculación a la regla, ejercitar la acción conjunta, el enfrentamiento y el valerse por sí mismo. Si consideramos todo esto, tal vez podríamos aprender de nuevo la vida a partir del juego. En efecto: en él se hace visible algo fundamental: no sólo de pan vive el hombre; más aún: el mundo del pan es en definitiva sólo el estadio preliminar de lo propiamente humano, del mundo de la libertad. Pero la libertad vive de la regla, de la disciplina que aprende el actuar conjunto y el correcto enfrentamiento, el ser independiente del éxito exterior y de la arbitrariedad, y de ese modo llega a ser verdaderamente libre. El juego, una vida: si profundizamos, el fenómeno de un mundo entusiasmado por el fútbol podrá ofrecernos más que un mero entretenimiento.
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* El mismo texto fue recogido en el libro editado por Herder (Barcelona, 2008)) con el título “El resplandor de Dios en nuestro tiempo”.


http://humanitas.cl/web/index.php?option=com_content&view=article&id=585:el-juego-y-la-vida-sobre-el-campeonato-mundial-de-futbol&catid=85

Mitsuko Ushida dirige e interpreta o Concerto para piano # 20 de Mozart

26 Junho - 19h00 - D. Tomás Nunes – Missa em Lisboa na festa de S. Josemaría Escrivá

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Festa de S. Josemaría Escrivá – 26 Junho

Por ocasião da festa litúrgica de São Josemaría Escrivá a 26 de Junho, serão celebradas as seguintes missas:

Braga 26 de Junho, às 11:30h Sé Patriarcal; será celebrada por D. Manuel Linda, Bispo Auxiliar de Braga

Coimbra 25 de Junho, às 18:30h Nossa Senhora de Lurdes

Fátima 26 de Junho, às 9h Basílica do Santuário

Faro 25 de Junho, às 18h Igreja de S. Pedro

Lâmego 26 de Junho, às 18:30h Sé Catedral

Lisboa 26 de Junho, às 19h Igreja de Nª Senhora de Fátima; será celebrada por D. Tomás Nunes, Bispo Auxiliar de Lisboa

S. João/S. Pedro do Estoril 26 de Junho, às 12h Igreja de S. João do Estoril

Porto 26 de Junho, às 12h Igreja da Trindade; será celebrada pelo Vigário Regional do Opus Dei

Montijo 26 de Junho, às 12h Igreja da Misericórdia

Viseu 26 de Junho, às 17h Sé Catedral; será celebrada por Mons. Alfredo Melo, Vigário geral da diocese

Crónica do Vaticano

Lamego em festa com quatro novos padres

D. Jacinto Botelho pede que os sacerdotes tenham «relação muito íntima e profunda com Cristo»

D. Jacinto Botelho presidiu este Domingo à celebração de ordenação de quatro novos sacerdotes para a Diocese de Lamego.

André Filipe Mendes Pereira, António Jorge Gomes Girôto, Bernardo Maria Furtado de Mendonça Gago de Magalhães e José Filipe Pereira são os novos sacerdotes.

Na homilia, D. Jacinto Botelho referiu-se à conclusão do Ano Sacerdotal e à ordenação dos novos sacerdotes como “uma graça”, pela qual rejubila a Diocese de Lamego, os Seminários Diocesanos e a família dos ordenados.

A ordenação sacerdotal, nas palavras do Bispo de Lamego, “implica uma relação muito íntima e profunda com Cristo, o colóquio pessoal com o Senhor, como prioridade pastoral fundamental”.

“Bento XVI afirmou-o numa das respostas às perguntas feitas pelos sacerdotes na Vigília do Sagrado Coração de Jesus, na Praça de S. Pedro: “É verdadeiramente «profissão» do sacerdote rezar, mesmo como representante das pessoas que não sabem rezar ou não têm tempo de rezar. A oração pessoal, sobretudo a Liturgia das Horas, é alimento fundamental para a nossa alma, para toda a nossa acção”, indicou.

Marcaram presença na celebração D. António José Rafael, Bispo emérito de Bragança-Miranda, e D. Manuel António dos Santos, Bispo de S. Tomé e Príncipe, tio de André Pereira.

Além deles, estiveram presentes cerca de oito dezenas de sacerdotes, provenientes de várias Dioceses.

Antes de terminar a Eucaristia, D. Jacinto Botelho renovou a consagração que o Santo Padre Bento XVI fez em Fátima de todos os sacerdotes ao Coração Imaculado de Maria. Já depois da bênção final, o Bispo de Lamego pediu a primeira bênção sacerdotal aos neo-ordenados.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

NOTA DOUTRINAL sobre algumas questões relativas à participação e comportamento dos católicos na vida política

Portugal e o futuro

Acaba de ser divulgado o último relatório da Fundação Richard Zwentzerg, instituto internacional dedicado aos estudos lusitanos. Como sempre, o texto só é acessível através do DN e não deve ser procurado por outros meios. Desta vez, o tema é o grau de sustentabilidade do desenvolvimento português. Seguem-se extractos relevantes do texto.

"Uma questão inicial que alguns espíritos mesquinhos colocam é a de saber como pode analisar-se o grau de sustentabilidade do desenvolvimento de um país que não está em desenvolvimento. A maioria dos analistas não liga a este pormenor, mas em nome do rigor devemos então dizer que o relatório considera a sustentabilidade do desenvolvimento que Portugal teria se estivesse em desenvolvimento.

"Uma outra questão prévia tem a ver com o facto de, dado o número de óbitos ser maior que o de nascimentos, o país não só não está em desenvolvimento como se encontra em vias de extinção. Durante uns anos, isto foi disfarçado pela forte imigração, mas ultimamente o fenómeno inverteu-se, e não só a atracção de estrangeiros se esfumou como começou uma intensa e acelerada emigração. Dado a taxa de fertilidade ser a mais baixa da Europa Ocidental e das mais baixa do mundo, um dos nossos especialistas afirmou mesmo que, em vez de um relatório de sustentabilidade, o que Portugal precisa é de uma comissão liquidatária.

"Isto seria suficiente para criar enorme preocupação, ou até depressão e pânico na maior parte dos países civilizados. O mais curioso é que a sociedade portuguesa se mantém alheia a estas questões decisivas, que não preocupam minimamente os indígenas. Estes encontram-se envolvidos em enormes debates acerca de comboios, escutas, futebol e homossexuais. Pode dizer-se que o melhor factor de sustentabilidade em Portugal é a inconsciência.

"Passando à análise concretas das políticas de sustentabilidade, os nossos peritos constataram com surpresa e prazer a profusão, profundidade e qualidade dessas intervenções em Portugal. O país tem regulamentos, portarias, decretos e requisitos que condicionam, promovem e orientam todas as dimensões de sustentabilidade que constam dos nossos manuais do tema, e até algumas em que nem tínhamos pensado. Além disso, cada um desses articulados dispõe de um pequeno exército de fiscais que inspecciona, espiolha, julga e pune os cidadãos, com vigor e exuberância. Pode não haver desenvolvimento, mas há uma imposição esmagadora das regras de sustentabilidade.

"Claro que, no meio de tanta actividade, não pode pedir-se coerência entre essas medidas. É verdade que as exigências de equilíbrio ambiental chocam com os direitos dos trabalhadores, a defesa do consumidor impede a emancipação da mulher e a biodiversidade, a eficiência energética perturba a promoção da produtividade e da justiça social, o desenvolvimento da cultura e a defesa do património bloqueiam o combate à obesidade, tabagismo, desertificação e absentismo. Com tantas restrições e exigências, é fácil de ver que a única hipótese que a sustentabilidade permite é o desenvolvimento nulo. E tem sido precisamente no sentido desse vácuo que a política nacional se tem orientado nos últimos anos.

"Os sinais de contradição são miríade. Portugal é campeão de energias renováveis mas os custos, mesmos disfarçados, mostram porque é que mais ninguém quer tê-las. Multa-se o corte de sobreiros, mas subsidiam-se os abortos. Dificultam-se os despedimentos e facilita-se o divórcio. Perseguem--se fumadores e excesso de velocidade, mas promove-se pornografia e promiscuidade. Profissionais, com formação que custou milhões e ainda mais 20 anos de vida útil, reformam-se no pleno das capacidades. Os portugueses têm muito cuidado com o que metem nos pulmões e no estômago, mas não ligam ao que metem no cérebro.

"Este relatório dá nota máxima a Portugal em todos os requisitos de sustentabilidade. Não pode exigir-se mais de um país que até dá lições a outros mais ricos. Seguindo este caminho, Portugal não tem futuro. Mas, enquanto existir, é exemplo para o mundo."

João César das Neves

(Fonte: DN online)

S. Josemaría nesta data em 1946

Vai pela primeira vez a Roma. Sai do porto de Barcelona no “J.J. Sister”. Anos mais tarde recordará esta viagem: “Vim a Roma, com a alma posta na minha Mãe a Virgem Santíssima e com uma fé ardente em Deus Nosso Senhor, a quem confiadamente invocava, dizendo: ecce nos reliquimus omnia, et secuti sumus te: quid ergo erit nobis?. Que será de nós, meu Pai?”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Tema para reflexão

Hipocrisia

Hipocrisia é pretensão ou fingimento de ser o que não é. Hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando representar ou fingir (WKP). Os actores gregos usavam máscaras de acordo com o papel que representavam numa peça teatral. É daí que o termo hipócrita designa alguém que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência. Uma dos termos mais “fortes” empregues – pelo menos 19 vezes ( ) - por Jesus foi exactamente “hipócritas” quando se refere à duplicidade de vida dos Fariseus e Escribas e as situações e referências que faz, não deixam de provocar em nós, um sentimento de repulsa por tais condutas.

(AMA, sobre a hipocrisia)

Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

22 Junho às 21.30h - Aura Miguel em Viseu

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Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Bem-aventurada Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
«No Greater Joy» (a partir da trad. «Il n'y a pas de plus grand amour», Lattès 1997, p. 55)

«Com a medida com que medirdes, assim sereis medidos»

Para cada doença existem vários medicamentos e tratamentos. Mas enquanto não se oferecer uma mão doce pronta a servir e um coração generoso pronto a acarinhar, não creio que se possa alguma vez curar esta terrível doença que é a falta de amor.

Nenhum de nós tem o direito de condenar quem quer que seja. Nem quando vemos pessoas soçobrar sem compreender porquê. Não nos convida Jesus a não julgar? Talvez tenhamos contribuído para tornar as pessoas como elas são. Devemos compreender que são nossos irmãos e nossas irmãs. Este leproso, este bêbedo, este doente são nossos irmãos, também eles foram criados para um amor maior. Nunca deveríamos esquecê-lo. O próprio Jesus Cristo Se identifica com eles quando diz: «Aquilo que fizestes aos Meus irmãos mais humildes foi a Mim que fizestes» (Mt 25, 40). E pode acontecer que essas pessoas vivam na rua, desprovidas de qualquer amor e quaisquer cuidados, porque lhes recusámos a nossa solicitude, a nossa afeição. Sede doces, infinitamente doces para com o pobre que sofre. Compreendemos tão mal aquilo por que ele passa! O mais difícil é não ser aceite.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 21 de Junho de 2010

São Mateus 7,1-5

1 «Não julgueis, para que não sejais julgados;2 pois, segundo o juízo com que julgardes, sereis julgados; e com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós.3 Porque olhas tu para a palha que está no olho de teu irmão, e não notas a trave no teu olho?4 Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar-te do olho uma palha, tendo tu uma trave no teu?5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás para tirar a palha do olho de teu irmão.