Na peregrinação do mês de julho de 2010, um ícone oriental de Nossa Senhora de Fátima foi entronizado na Capelinha das Aparições, onde passará a ser exposto para veneração dos fiéis todos os dias 13 de julho.
Este ícone, oferecido ao Santuário de Fátima, foi pintado na Rússia, segundo as técnicas tradicionais. Tem o Rosário na mão direita de Maria e, na mão esquerda, encontra-se escrita a palavra "Coração" , rodeada de espinhos. Além da tradicional inscrição "Maternidade Divina de Maria", tem ainda as seguintes palavras: "Ícone da Santíssima Virgem de Fátima. Em Ti, a Unidade".
Nota 'Spe Deus': o iconógrafo é Ortodoxo Russo de nome Ivan Lvovich tendo elaborado esta imagem para a Igreja Católica de São João Batista de Tsarkoe Seló em São Petersburgo na Rússia consagrada em 2003 ao Sagrado Coração de Maria. A Virgem Maria segura nas mãos além de um Rosário, uma Medalha, rodeada por uma coroa de espinhos, na qual se encontra inscrita a palavra Coração e que simboliza o Sagrado Coração de Maria, esta opção deve-se ao facto de na iconografia e sensibilidade Ortodoxa a representação do Coração ser considerada demasiado carnal e como subjacente a toda a iniciativa está um espírito ecuménico e o desejo de construção de uma pequena Capela em madeira que por sua vez fosse o início de um Santuário à Virgem de Fátima na Rússia respeitou-se a sensibilidade dos nossos irmãos Ortodoxos.
Sem comentários:
Enviar um comentário