Hoje dia 14 de novembro terá início em Roma o Congresso Internacional S. Josemaria e o pensamento teológico. Maria Ángeles Vitoria, membro do Comité Científico do Congresso, afirma que o número de inscrições excede já as 200, procedentes de pelo menos 25 países. Para o primeiro dia prevê-se a presença de mais de 300 pessoas. As comunicações serão à volta de 40.
As temáticas das comunicações que vão apresentadas no Congresso são variadas, como explica a Prof. M. Ángeles Vitoria, “consequência lógica da extensão e profundidade dos ensinamentos de S. Josemaria que se reflete nos mais variados âmbitos das atividades humanas”. Os autores das comunicações “procuraram refletir nos seus escritos de que modo a vida e os ensinamentos de S. Josemaria deu novas luzes, ou pode dar, ao seu âmbito de trabalho”, afirma María Angeles Vitoria. Neste sentido, os temas vão abordar quer questões teóricas quer existenciais: a piedade filial, a hospitalidade, a verdade da criatura no Logos criador, as condições da liberdade religiosa, o valor do corpo na perspetiva da antropologia cristã ou ainda a tarefa da edificação da Igreja no contexto do mundo atual.
Conferências
A conferência inaugural ficará a cargo de D. Javier Echevarría, Magno Chanceler da Universidade Pontifícia da Santa Cruz. A sua intervenção abordará os 50 anos do Concílio Vaticano II e o contributo de S. Josemaria. Depois, o Vice-Chanceler da mesma Universidade, Mons. Fernando Ocáriz, proferirá a sua conferência “Que impulso pode a Teologia receber dos ensinamentos de S, Josemaria?”
Quanto aos outros conferencistas e aos temas que constam do programa do Congresso, destacam-se os aspetos sobre os quais S. Josemaria pregou e escreveu durante muitos anos, tais como a filiação divina ou o trabalho profissional na vida do cristão. A única alteração que o programa sofreu relativamente ao primitivo foi o do Prof. Pedro Rodríguez que foi substituído pelo Prof. Villar, teólogo com créditos firmados, que trabalhou durante muitos anos com o Prof. Rodríguez.
“A mensagem dos ensinamentos dos santos – diz M. Ángeles Vitoria -, assumem grande importância, não apenas para a vida cristã, mas também para a Teologia”. Por isso, neste Congresso pretende-se dar razões científicas do seu uso., mostrando assim um caminho pelo qual a Teologia possa renovar-se e receber novo impulso, recorrendo em particular aos ensinamentos de S. Josemaria. “Se nos trabalhos do Congresso se conseguir começar a abrir esse caminho, não restam dúvidas que redundará num bem e numa riqueza para a Igreja”, conclui a Prof. M. Ángeles Vitoria.
Sem comentários:
Enviar um comentário