Na sua primeira mensagem de Quaresma como Arcebispo de Los Angeles, D. José H. Gómez, recordou que esta época é um "tempo de purificação, de terminar com os maus hábitos e fazer bons propósitos".
"Durante a Quaresma, estamos nos purificando para que possamos viver a identidade que nos foi dada no Baptismo - já não mais filhos pródigos, mas filhos de Deus", escreveu o Arcebispo na mensagem publicada dia 9 de Março.
D. Gómez assumiu a direcção da arquidiocese de Los Angeles no passado dia 28 de Fevereiro, depois da retirada do Cardeal Roger Mahony por limite de idade.
Na sua primeira mensagem de Quaresma, o Arcebispo apresenta a parábola do filho pródigo, como uma de suas passagens favoritas.
D. Gómez assegura que ama o "drama e a emoção" desta história, e seu retrato da misericórdia sem limites de Deus. Mas ressaltou seu significado mais profundo, destacando o simbolismo dos dons outorgados pelo pai ao filho após o seu regresso.
"Quando dá ao seu filho uma túnica nova, significa as vestimentas brancas com que somos revestidos no Baptismo", assinalou o Arcebispo. "Quando ordena uma festa de acção de graças, (isto) significa a Eucaristia".
A história do filho pródigo, é em última instância "a história da condição humana", conforme revelou Cristo e ensina a Igreja. "Irmãs e irmãos, a peregrinação do filho pródigo é a história de nossas vidas!", acrescentou.
Nesta Quaresma, explicou, "nosso Pai continua abraçando seus filhos e filhas pródigos no Sacramento da Penitência e da Reconciliação". A misericórdia de Deus sempre está à nossa disposição com a prática da confissão, "não importa quão grandes sejam nossos pecados ou quantas vezes podemos repeti-los".
Se chegarmos à confissão com o coração compungido, "encontraremos a nosso Pai preparado para nos receber com os braços abertos para dar-nos as boas-vindas à casa da Igreja e da Eucaristia".
"Eu vos animo a fazer uma boa confissão antes da Páscoa, mesmo que já tenha passado muito tempo", acrescentou o prelado.
(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)
Obrigado, Perdão Ajuda-me
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário