A inesperada notícia da viagem pastoral que Bento XVI realizará a Santiago de Compostela e Barcelona, em Novembro próximo, foi o tema escolhido pelo nosso director, padre Frederico Lombardi, para o seu Editorial de cada sábado, “Octava Dies”…
“Julgávamos que a agenda das viagens internacionais do Papa, para 2010, se encontrasse já definida com o habitual número de quatro, e eis que, de modo decidido e surpreendente, Bento XVI acolheu outros dois convites provenientes da Espanha. Assim, para além de Malta, Portugal, Chipre e Grã Bretanha, o número de viagens sobe para cinco, abarcando Mediterrâneo e Médio Oriente, Península Ibérica e Europa setentrional. É verdade que não são distâncias enormes, mas ambientes bastante diversos entre si. Muito haverá a escutar, a participar, a aprender. Especialmente fascinantes se apresentam as duas etapas espanholas.
Por um lado, Barcelona, com a igreja da Sagrada Família, que o arcebispo Sistach define como um templo “de significado artístico, bíblico, teológico, espiritual e catequético, único no mundo. Síntese original de arte e fé nascida do génio de Gaudì, dará ao Papa uma preciosa ocasião para continuar a reflectir sobre o diálogo com a arte, tema por ele já tratado, de modo intenso, no recente encontro com os artistas, na Capela Sistina.
Por sua vez, Santiago de Compostela, meta do caminho de peregrinos que desde há tantos séculos para ali convergem, vindos de muitos países e variadas direcções, é lugar onde o tema das raízes cristãs da Europa demonstra não ser uma teoria abstracta, mas experiência concretíssima de todo e qualquer género de pessoas, das mais variadas proveniências, que convergem movidas por uma espiritualidade comum. É com elas que o Papa Bento prossegue a sua peregrinação, para falar de Deus a cada homem do nosso tempo, disposto a procurar o seu rosto.”
Radio Vaticana
Sem comentários:
Enviar um comentário