Vão multiplicar-se, em 2010, as iniciativas para comemorar o bicentenário do nascimento de Chopin.
Na Polónia, país onde o compositor nasceu, 2010 é o “Ano Chopin”, como foi oficialmente decretado na noite de Ano Novo.
Estima-se que haja, ao longo do ano, por todo o mundo, cerca de duas mil iniciativas para comemorar Chopin, 1200 das quais na Polónia.
O comissário polaco para o “Ano Chopin 2010”, Waldemar Dabrowski - antigo ministro da Cultura -, declarou que as comemorações não têm como objectivo popularizar a música de Chopin, pois “esta não precisa de ser popularizada”, mas destinam-se a “apresentar ao mundo a imagem da Polónia de hoje através da música de Chopin”.
As iniciativas comemorativas incluem concertos e recitais de música clássica, jazz, blues e rock, além de bailado, exposições, espectáculos de teatro, filmes e desenhos animados.
Os momentos altos do Ano Chopin na Polónia estão agendados para Agosto, com o festival internacional “Chopin e a sua Europa”, e Outubro, com o XVI Concurso Internacional Fryderyk Chopin.
Em Portugal, desde o início do ano que têm decorrido actividades de homenagem a Chopin. Do calendário para o resto do ano, destaca-se um concerto, no CCB, a 8 de Março, com a orquestra polaca Sinfonia Inventus, sob a direcção de Tadeusz Wojciechowski.
Em Junho, o Teatro Municipal São Luiz e a Orquestra Metropolitana organizam um festival (de 16 a 19), com vários espectáculos. Um deles desafia o pianista Mário Laginha a improvisar a partir das pautas do compositor polaco.
(Fonte: ‘Página 1’, grupo Renascença, na sua edição de 01.03.2010)
Sem comentários:
Enviar um comentário