Francisco Xavier, considerado o maior dos missionários jesuítas, oriundo de família nobre, nasceu em Javier (Xavier) no Reino Navarra, sendo o Santo Padroeira desta bonita e acolhedora Região de Espanha, em 1506.
Estudou na Universidade de Paris e aí pelo ano de 1528 formou-se em filosofia. Nesta cidade conheceu Santo Inácio de Loyola que o convenceu a fundarem a Companhia de Jesus. Assim Xavier, Loyola e 6 outros companheiros tomaram seus votos em Montamant e três anos mais tarde Xavier foi ordenado em Veneza e foi com Inácio para Roma onde o Papa aprovou a Companhia em 1540.
No mesmo ano, Francisco e o Padre Simão Rodrigues foram até Lisboa onde o Rei D. João III os recebeu como hóspedes e incentivou a partirem em missão para a Índia. Em Abril de 1541 foi nomeado como Núncio Apostólico das Índias. Viajou para Goa em 1542 e depois foi para Malaca, Malásia, e Morotai na Indonésia. De 1549 a 1551 evangelizou parte do Japão.
Em Goa, enquanto aguardava o navio para a Índia, pregava nas ruas, ensinava as crianças o catecismo e curava os doentes e aí terá convertido boa parte da cidade.
Como missionário foi muito bem sucedido nos seus 10 anos da Índia e mais tarde no Japão, batizando mais de 40.000 convertidos. Dizem que ele almoçava com caçadores de cabeça, lavava os leprosos e chegou a batizar 10.000 em um só mês. Sobreviveu nas piores condições, chegando a sofrer extremos de frio e de calor durante as suas viagens. Sempre procurou os pobres e os abandonados. Viajava as vezes centenas de quilómetros a pé e com isso conheceu grande parte doo povos do Extremo Oriente.
No ano que foi eleito Provincial dos Jesuítas na Índia e do Leste, planeava uma viagem à China.
S. Francisco Xavier é também denominado por alguns como o "Apóstolo da Índia ".
Veio a falecer na Ilha de Shabgchwan, na costa da China a 3 de Dezembro de 1552 aos quarenta e seis anos de idade.
Foi canonizado em 1622 pelo Papa Gregório XV e declarado patrono de todas as missões estrangeiras pelo Papa Pio X.
Sem comentários:
Enviar um comentário