A dois dias do seu regresso de França, foi naturalmente a esta sua viagem apostólica que Bento XVI dedicou a audiência geral desta semana. O Papa recordou que esta visita pastoral teve lugar por ocasião dos 150 anos das aparições da Virgem a Bernardete. “Nesta nação, em que a Igreja teve um papel civilizador fundamental – observou o Papa – maturou a exigência de uma sã laicidade, que não significa prescindir da dimensão espiritual, mas sim reconhecer que esta é garante da liberdade e da autonomia terrena“.
Bento XVI recordou o encontro que teve com o mundo da cultura: “tive ocasião de reflectir como a busca de Deus é a via mestra e o fundamento de toda a verdadeira cultura“ – observou. “Aos sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas, exortei-os a darem prioridade à escuta da palavra de Deus“. “Aos jovens, confiei-lhes dois tesouros da fé cristã – prosseguiu o Papa: o Espírito Santo, que abre a inteligência a horizontes mais amplos, e a Cruz, que revela a verdade do amor de Deus, e convidei os fiéis a procurar Deus presente na Eucaristia“.
Quase a concluir uma breve evocação dos diversos passos da sua viagem pastoral à França, Bento XVI recordou que, em Lourdes, teve ocasião de percorrer – como todos os peregrinos – “o caminho do Jubileu“. “Lourdes é verdadeiramente um lugar de luz, de oração e de conversão, onde os peregrinos, nesta escola de caridade e de serviço aos irmãos, aprendem a ver as suas próprias cruzes à luz da Cruz de Cristo“.
Não faltou, nesta audiência, uma saudação do Papa aos peregrinos de língua portuguesa:
“Amados Irmãos e Irmãs,
Agradecei comigo ao Senhor pelo sucesso da Viagem Pastoral que a Providência permitiu-me realizar na França. De modo particular, louvemos a Maria Santíssima pelos dons espirituais que ela nos quis alcançar através da Trindade Beatíssima.
Saúdo a todos os visitantes brasileiros aqui presentes, especialmente os de Jataí do Estado de Goiás, acompanhados pelo seu Bispo Diocesano, D. Aloísio Hilário Pinho. Que Deus vos assista, e a todos os peregrinos de língua portuguesa, com a minha Bênção Apostólica.”
(Fonte: site Radio Vaticana)
Sem comentários:
Enviar um comentário