quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Os media devem promover uma cultura de respeito pela dignidade e o valor da pessoa humana


O Santo Padre recebeu em audiência nesta quinta feira os 60 participantes na assembleia plenária do conselho pontifício para as comunicações sociais.

No seu discurso o Papa começou por recordar duas instruções pastorais: a communio et progressio de Paulo VI e a Aetatis Novae de João Paulo II. Dois autorizados documentos que favoreceram e promoveram na Igreja uma ampla sensibilização sobre o tema das comunicações sociais. Bento XVI salientou que as grandes mudanças sociais ocorridas nos últimos vinte anos solicitaram e continuam a solicitar uma analise atenta sobre a presença e a acção da Igreja neste campo.

O carácter dos multimédia e a interactividade estrutural de cada um dos novos media, num certo sentido diminuiu a especificidade de cada um deles, gerando gradualmente uma espécie de sistema global de comunicação, pelo que, embora mantendo cada meio o próprio carácter peculiar, a evolução actual do mundo da comunicação obriga cada vez mais a falar de uma única forma comunicativa, que faz a síntese das varias vozes e as coloca em estreita conexão recíproca.

Desejaria colher a ocasião para convidar todos aqueles que na Igreja trabalham no âmbito da comunicação e têm responsabilidades de guia pastoral, a saber colher os desafios que são lançados á evangelização por esta novas tecnologias.

Bento XVI recordou depois que na mensagem para o dia mundial das comunicações sociais deste ano, sublinhando a importância que revestem as novas tecnologias, encorajou os responsáveis dos processo comunicativos a todos os níveis, a promoverem uma cultura do respeito pela dignidade e o valor da pessoa humana, um diálogo enraizado na procura sincera da verdade, da amizade não como fim em si mesma, mas capaz de desenvolver os dons de cada um para os colocar ao serviço da comunidade humana.

Desta maneira – acrescentou Bento XVI – a Igreja exerce aquela que poderiam definir uma diaconia da cultura no hodierno continente digital, percorrendo os seus caminhos para anunciar o Evangelho, a única Palavra que pode salvar o homem.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Sem comentários:

Enviar um comentário