sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Missas de Fátima perderam peregrinos em 2012

Fotografia gentilmente cedida Giesta Giesta
O santuário de Fátima registou em 2012 o número mais baixo de peregrinos que vão à missa nos últimos cinco anos. Os dados foram avançados esta quinta-feira pelo reitor daquele santuário mariano, à margem do encontro anual de hoteleiros e responsáveis das casas religiosas em Fátima.

Em 2012 participaram nas missas oficiais do santuário de Fátima um total de 3.328.833 peregrinos.

Segundo o reitor, esta descida na afluência de fiéis está relacionada com o facto de muitas pessoas irem a Fátima com programas pré-organizados.

O padre Carlos Cabecinhas lembra as variações que o fenómeno da peregrinação tem sofrido: "Vêm a Fátima, têm o seu programa, fazem o seu programa, sem que tenha de constar necessariamente desse programa a participação numa celebração”.

“O fenómeno da peregrinação está em permanente mutação. Basta reparar naquilo que acontece aqui em Fátima: há alguns anos, os dias de grande afluência eram 12 e 13, mas hoje os dias de grande afluência são, fundamentalmente, os domingos”, sublinha.

Os peregrinos vieram, sobretudo, de Espanha, Itália, Polónia e Brasil, embora tendo sido registada uma diminuição do número de peregrinos italianos devido à crise*, diz o reitor.

Segundo os dados apresentados, ao longo dos últimos cinco anos tem aumentado o número de peregrinos oriundos da Coreia do Sul e das Filipinas, assim como o número de mensagens a Nossa Senhora.

Em crescendo está também o acesso ao portal do Santuário, sendo a secção da transmissão em directo da Capelinha a página mais vista.
Os dados foram apresentados, esta quinta-feira, num encontro com os hoteleiros de Fátima, em que estes foram alertados para a necessidade de tornarem os seus estabelecimentos acessíveis a pessoas com incapacidades.


(Fonte: Rádio Renascença online)

(N. de JPR: sendo uma realidade, convém dizer os italianos organizam peregrinações por destinos específicos cada ano, sendo que 2012 houve um forte aumento para a Terra Santa. Os primeiros indicadores relativos a 2013 mostram uma tendência que este ano poderá vir a ser o ano de Fátima, pese o elevado pessimismo de muitos agentes económicos, mas como dizia o Mon. Luciano Guerra, ex Reitor, o Santuário recebe os peregrinos que Deus Nosso Senhor lhe entender enviar)

Sem comentários:

Enviar um comentário