sábado, 8 de setembro de 2012

Nova Catedral de Karaganda no Cazaquistão dedicada a Nossa Senhora de Fátima será consagrada neste domingo

Catedral de N. Sra. de Fátima
Karaganda
Karlag, ou Karaganda Lager como era conhecida, era uma gigantesca rede de campos de concentração da União Soviética que se situava na república do Cazaquistão. 

A dimensão do espaço prisional corresponde ao tamanho da França. Para além de uma casa central para administração, hospital e celas de tortura havia, espalhados pelas estepes, 26 campos de trabalho forçado, ou gulags, um dos quais reservado para mulheres e crianças. 

Ao todo passaram por Karaganda cerca de 1.3 milhões de prisioneiros e deportados de todas as etnias e de diversas persuasões políticas e crenças religiosas. Pelo menos 500 mil nunca de lá saíram. 

Foi neste contexto e em memória deste sofrimento que nasceu a nova Catedral de Nossa Senhora de Fátima. Além de honrar a própria mensagem da Virgem, que profetizou os erros da Rússia e do Comunismo, a catedral pretende recordar e expiar o terrível sofrimento daquela época. 

A Catedral de estilo neogótico ergue-se agora num dos bairros centrais de Karaganda, com uma estátua da Virgem de Fátima bem visível lá no topo. 

A catedral de Nossa Senhora de Fátima de Karaganda é sagrada amanhã, pelo Cardeal Sodano, enviado pelo Papa.

Rádio Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário