Trinta mil pessoas encheram a Praça São Pedro na manhã deste sábado para participar da Santa Missa presidida pelo Cardeal-arcebispo de Genova (e Presidente da Conferência Episcopal Italiana), Angelo Bagnasco, por ocasião do 40º aniversário de fundação do Movimento da Renovação no Espírito. O movimento é a expressão italiana da Renovação Carismática Católica.
Antes da missa, os fiéis tiveram momentos de oração, cantos e testemunhos; e mais tarde, Bento XVI desceu à Praça para saudar pessoalmente os fiéis e o presidente nacional do Movimento, Salvatore Martinez.
Discursando, o Papa agradeceu e encorajou os membros da Renovação, dizendo-se muito contente em encontrá-los justamente nas vésperas de Pentecostes, festividade fundamental para a Igreja e significativa para o Movimento.
Bento XVI reconheceu a obra apostólica destes fiéis que tanto contribuíram para o crescimento da vida espiritual conduzindo muitas famílias em crise ao amor de Deus, testemunhando a alegria da fé em Cristo e a beleza de ser discípulo de Jesus.
Bento XVI incentivou os membros do Movimento a prosseguirem sua obra sem ceder às tentações da mediocridade e do hábito: “O Senhor precisa de vocês para fazer de suas famílias, comunidades e cidades locais de amor e de esperança”.
Depois, o Pontífice lembrou que em meio à precariedade social em que por vezes vivemos, o Senhor está connosco; nos convida a crescer na confiança, na fidelidade da nossa vocação, na esperança e na caridade: “Por meio da caridade, até mesmo pessoas distantes ou indiferentes à mensagem do Evangelho conseguem se aproximar da verdade e se converter ao amor misericordioso do Pai celestial” - disse.
Neste sentido, Bento XVI confortou os fiéis afirmando que aprecia o que fazem para difundir a “cultura de Pentecostes” na sociedade, com iniciativas em favor das pessoas carentes e marginalizadas, como os reclusos e ex-reclusos. E os encorajou a prosseguir seu empenho pela família, lugar imprescindível de educação ao amor e ao sacrifício de si.
Rádio Vaticano - edição brasileira com adaptação de pormenor de JPR
Que em Portugal se chama Renovamento Carismático Católico.
ResponderEliminarVerdadeiramente não se pode falar em fundação do RCC, porque não há um nome de pessoa humana a quem possa ser atribuido o inicio do RCC
O RCC, tal como existe, foi suscitado pelo Espírito Santo na Universidade de Duquesne a um grupo de pessoas que estavam em retiro pedindo o Espírito Santo, para descrever em palavras muito simples.
Um abraço