quinta-feira, 26 de abril de 2012

Arqueólogos poderão ter encontrado na Jordânia o retrato mais antigo de Jesus


Especialistas em Inglaterra e na Suíça analisam umas lâminas de bronze encontradas na Jordânia que poderiam conter o retrato mais antigo de Jesus, ao mostrar o rosto de um homem com uma coroa de espinhos e a inscrição "Salvador de Israel".

Conforme informa o jornal britânico Daily Mail, os 70 códices de bronze foram encontrados entre os anos 2005 e 2007 numa colina com vista ao Mar da Galileia. As peças atualmente são avaliadas sob estrita confidencialidade por peritos na Inglaterra e Suíça para determinar sua antiguidade e procedência, mas estima-se que datariam do século I da era cristã.

O códice mais chamativo tem o tamanho de um cartão de crédito, está selado por todos lados e oferece uma representação em três dimensões de uma cabeça humana.

O dono dos códices é Hassan Saida, um camionista beduíno que vive na aldeia árabe de Umm Al-Ghanim, Shibli. Tendo-se negado a vender as peças e apenas cedeu duas amostras para que sejam analisadas no exterior.

Segundo o jornal britânico, as peças foram encontradas originalmente numa cova da cidade de Saham na Jordânia. A cova está a menos de 160 quilómetros de Qumran, a zona onde se acharam os famosos papiros do Mar Morto, uma das evidências mais famosas da historicidade do Evangelho.

(Fonte: ‘ACI Digital’ com edição e adaptação de JPR)

Sem comentários:

Enviar um comentário