quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Arcebispo de Moscovo diz que «relação entre católicos e ortodoxos está a progredir»

D. Paolo Pezzi defende encontro entre o Papa Bento XVI e o Patriarca Cirilo I, «numa linha de redescoberta e conhecimento»

O arcebispo de Moscovo disse ontem, em Fátima, que “a relação entre católicos e ortodoxos está a progredir”, mostrando-se confiante de que será possível “agendar” um encontro entre os mais altos representantes das duas Igrejas.

“Há possibilidade de agendar um encontro entre o Papa Bento XVI e o Patriarca Metropolita Cirilo I, no reforço de um testemunho comum ao Homem moderno, porque tanto a Rússia como o Ocidente precisam do anúncio de Deus”, referiu D. Paolo Pezzi.

Em declarações aos jornalistas, no primeiro dia da Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de outubro, no Santuário de Fátima, o prelado italiano apontou como prioridade uma “linha de redescoberta e conhecimento daquilo que une as duas crenças religiosas”.

No entender do arcebispo, a “hipótese mais realizável” neste momento, no contexto de uma tentativa de aproximação iniciada pelo Papa João Paulo II e reforçada por Bento XVI, será uma ida do Patriarca ortodoxo russo a Roma.

D. Paolo Pezzi, de 51 anos, trabalha na Rússia desde 1993, tendo sido responsável pelo Movimento Comunhão e Liberação naquele país e reitor do Seminário Maior Maria Rainha dos Apóstolos, em São Petersburgo.

Em 2007, o Papa Bento XVI nomeou-o 16º arcebispo de Moscovo em substituição de D. Tadeusz Kondrusiewicz.

JCP

Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário