sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Últimas sobre JMJ Madrid


Bento XVI decidiu conceder “indulgência plenária” a todos os que participarem em celebrações litúrgicas das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), em Madrid. Um Decreto da Penitenciaria Apostólica publicado no número de hoje de “L’Osservatore Romano” refere que esta indulgência se aplica segundo as condições normais ou seja, pelo sacramento da confissão, pela comunhão eucarística e a oração segundo as “intenções do Santo Padre”. O texto acrescenta que também uma “indulgência parcial” será concedida aos os fiéis que, em qualquer parte do mundo, durante os dias das JMJ, “pelo menos com espírito contrito, elevarem as suas orações a Deus Espírito Santo para que leve os jovens à caridade e lhes dê forças para, com a própria vida, anunciarem o Evangelho”.

Como ensina o Catecismo da Igreja Católica (1471), com referência ao Código de Direito Canónico, a indulgência corresponde à “remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada”, que o fiel obtém em “certas e determinadas condições pela ação da Igreja”.

^^^^^^^^^^^^^

Entretanto, o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, em conjunto com a Conferência Episcopal Italiana, criou uma nova plataforma de informação para as Jornadas Mundiais da Juventude. Esta “ferramenta” virtual, intitulada “Living World Faces”, permite a partilha de textos, fotos e vídeos entre todos os jovens que vão participar no evento, através da utilização do Iphone ou recorrendo a redes sociais como o Facebook, o Twitter ou o Google+.

De acordo com o comunicado que divulga e explica a iniciativa, pretende-se “oferecer uma ‘praça virtual’ aos mais novos, que vão estar no meio de uma multidão de peregrinos”. “Eles terão assim oportunidade de levar para casa como que uma memória fotográfica, uma sinal concreto do seu testemunho: enraizados em Cristo”, realçam os promotores do portal.

No final das JMJ, quem quiser poderá descarregar a partir de casa os seus “momentos” preferidos, partilhá-los com os amigos e “inclusivamente utilizá-los como instrumento de evangelização”.

^^^^^^^^^^^^^^^

Estas JMJ de Madrid, vão contar com uma equipa de 80 voluntários em autocarros com ligações à internet, com o objetivo de atualizar as páginas do evento nas redes sociais. Foi ontem apresentado aos meios de comunicação o chamado ‘Bus 2.0’, transporte que “permitirá uma ligação permanente, desde qualquer ponto da cidade” e, ao mesmo tempo, a “deslocação aos locais das celebrações”. “Se há alguma coisa que marca a diferença nesta JMJ de Madrid é o facto de ser a primeira vez que o acontecimento estará em ligação completa e permanente com as redes sociais”, indicaram os responsáveis por este setor.

Uma equipa de profissionais geriu, nos últimos meses, várias redes em mais de 20 línguas, para dar a conhecer o maior evento juvenil organizado pela Igreja Católica aos mais de 350 mil seguidores da iniciativa. A preferência dos internautas vai para o Facebook e o Twitter, em diversos idiomas, mas a espanhola Tuenti, por exemplo, conta com quase 20 mil fãs. No próximo dia 19, a JMJ promove um evento chamado ‘iCat’, que vai reunir no Palácio dos Desporto de Madrid as pessoas que, nos últimos meses, participaram na dinâmica das redes sociais.

In Rádio Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário