terça-feira, 9 de agosto de 2011

Igreja Católica de Inglaterra e do País de Gales através do Presidente da sua Conferência Episcopal condena «violência criminosa» em Londres


Presidente da Conferência Episcopal fala em «cenas chocantes» e apela aos católicos

O presidente da Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales, D. Vincent Nichols, condenou hoje a “violência criminosa e as pilhagens” que ocorreram nas últimas noites em Londres e noutros locais da Inglaterra.

Segundo o arcebispo católico de Westminster, na capital inglesa, estas cenas são “chocantes” e representam um “desrespeito pelo bem comum da sociedade”.

A onda de violência na capital inglesa, nas últimas três noites, estendeu-se a Birmingham, Bristol (sul) e Liverpool (norte).

Grupos de jovens incendiaram edifícios, carros e contentores do lixo, vandalizando lojas e atirando garrafas e outros objetos à polícia.

Em comunicado publicado na página da diocese de Westminster na internet, D. Vincent Nichols pediu orações aos católicos,  “especialmente pelos que foram diretamente afetados pela violência” e pelos que “enfrentam o perigo nas ruas”.

Este responsável lembra ainda os que viram “arruinada” a sua fonte de sustento e os que veem as suas vidas “marcadas pelo medo”.

O presidente da Conferência Episcopal inglesa fala também nos pais “preocupados com o comportamento dos seus filhos” e reza pelos que “neste momento são tentados a seguir os caminhos da violência e do roubo”.

As autoridades tiveram de recrutar mais 1700 agentes para fazer face aos incidentes em Londres, mas a polícia foi incapaz de impedir a ação de centenas de jovens.

“Face a estas dificuldades, é necessário um franco esforço comum para assegurar que estes tempos fazem surgir o melhor na nossa sociedade e não o pior”, alerta D. Vincent Nichols.

Aos cidadãos católicos, o arcebispo de Westminster pede que desempenhem o seu papel “com princípios claros de vida, tanto individualmente como em sociedade, com honestidade, compreensão e oração”.

“Que Deus nos dê a coragem e a determinação para moldarmos a nossa vida com dignidade, respeito por nós próprios e preocupação pelo bem comum”, conclui o prelado.

A vaga de desordem começou no último sábado em Tottenham, no norte de Londres, após um protesto contra as circunstâncias da morte de um residente local, durante uma operação policial.

OC

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Sem comentários:

Enviar um comentário