quarta-feira, 27 de julho de 2011

Compostela: Dez municípios assinaram acordo para promover Caminho Português da Costa

Compostela: Dez municípios assinaram acordo para promover Caminho Português da Costa


Cerca de 200 mil pessoas de mais de 100 países terão percorrido em 2010 as rotas portuguesas para Santiago


Os municípios do Porto, Viana do Castelo, Esposende, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença assinaram esta segunda-feira um protocolo para a promoção do Caminho Português para Santiago de Compostela.


As 10 autarquias comprometem-se a unir esforços com vista à investigação, valorização e posterior reconhecimento oficial do Caminho Português da Costa como itinerário para um dos mais significativos locais de peregrinação cristã da Europa, refere o site da Câmara Municipal de Esposende, onde o acordo foi assinado.


A convenção pretende também “dinamizar o potencial cultural e turístico das peregrinações” a Santiago de Compostela, na região espanhola da Galiza, fomentando o desenvolvimento económico, social e ambiental nos territórios do Noroeste de Portugal incluídos no traçado.


A parceria visa igualmente contribuir para o desenvolvimento de produtos “estratégicos” das zonas atravessadas pelo itinerário, complementando a oferta existente nas vertentes do turismo de natureza, cultural e paisagístico.


O presidente do município de Esposende, João Cepa, considera que o projeto “deve ser submetido à Entidade Regional de Turismo e à Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte, no sentido de encontrar financiamento para as ações a desenvolver”.


O edil referiu que cerca de 200 mil peregrinos provenientes de mais de uma centena de países terão percorrido em 2010 o Caminho Português para Santiago de Compostela, tendo sublinhado a necessidade de procurar alternativas ao turismo balnear.


Paula Ramalho, técnica da Câmara Municipal de Vila Nova Cerveira, lembrou que se tem procurado desenvolver um trabalho cada vez mais estreito com os municípios da Galiza, região que em novembro acolhe um congresso sobre o Caminho Português da Costa.


De acordo com o site “El Camino de Santiago”, o itinerário do Caminho Português da Costa, com 140 km, começa no Porto e passa por Viana do Castelo e Caminha, vila onde cruza o rio Minho e entra em Espanha, prosseguindo por La Guardia, Bayona, Vigo e Redondela, onde se une ao Caminho Português do Interior.


O Caminho de Santiago, em sentido alargado, designa os itinerários provenientes de vários pontos da Europa em direção àquele que a tradição diz ser o túmulo do apóstolo São Tiago Maior.


RM


(Fonte: site Agência Ecclesia)

Sem comentários:

Enviar um comentário