segunda-feira, 11 de abril de 2011

Porto: Novo bispo é um «velho amigo»

D. Manuel Clemente lembra dimensão da diocese e saúda chegada de D. Pio Alves

O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, afirmou este domingo que o novo auxiliar da diocese, D. Pio Alves, é um “velho amigo” da Igreja portuense que conta com a sua colaboração.

“Todos contamos [com ele], agora mais decididamente, uma vez que vai ficar connosco e exercer o seu ministério, que será certamente muito fecundo e até garantido pela generosidade com que o aceitou, uma vez que é árduo, difícil, e aceite nesta fase da existência, mostra muita generosidade”, indicou em declarações à ECCLESIA o bispo Manuel Clemente.

Este responsável falou ainda do percurso académico e intelectual do seu novo colaborador, sublinhando a importância da “memória eclesial”.

“Ele [Pio Alves] conhece muito bem a história da evangelização nesta zona do país, a noroeste, é aliás a sua especialidade, e isso também nos ajuda como critério, agora que somos chamados a uma nova evangelização”, acrescentou.

Pio Alves de Sousa foi ordenado este domingo em Braga, numa cerimónia que decorreu na basílica do Sameiro sob a presidência de D. Jorge Ortiga, arcebispo local.

O bispo do Porto destacou a dimensão da sua diocese, afirmando que “precisamente porque é grande, também conta muito, com gosto e expectativa, com a colaboração de D. Pio Alves, que é já um velho amigo e conhecido”.

A diocese do Porto, ao longo do litoral atlântico do norte de Portugal, prolonga-se em direcção ao interior pela margem esquerda do rio Ave e Vizela até ao vale do Tâmega (inclusive), e é limitada a sul pelo vale do rio Douro.

Tem uma área de 3010 quilómetros quadrados, que engloba 26 concelhos, 17 dos quais pertencem ao distrito do Porto, oito ao distrito de Aveiro e um ao distrito de Braga.

Pio Alves, de 65 anos, tinha sido nomeado auxiliar da diocese do Porto, por Bento XVI, no dia 18 de Fevereiro.

Como auxiliar da diocese do Porto, o prelado vai juntar-se a António Bessa Taipa, João Lavrador e João Miranda Teixeira, sendo que este último já completou 75 anos de idade, limite imposto pelo direito canónico e pediu a sua resignação, como confirmou o bispo do Porto.

OC

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Sem comentários:

Enviar um comentário