sexta-feira, 25 de março de 2011

Testemunhos extraordinários das pequenas comunidades cristãs da Índia num discurso do Papa um grupo de bispos daquele país asiático

Embora minoria os cristãos da Índia são chamados a empenhar-se a favor do bem da sociedade: é a exortação de Bento XVI a um grupo de bispos siro-malankarenses, recebidos na manhã desta sexta-feira no Vaticano por ocasião da sua visita ad limina apostolorum.

O Papa salientou a importância dos laços entre os bispos indianos e a Santa Sé e encorajou as iniciativas de formação dos leigos.

A formação dos leigos e o papel do cristianismo na historia da Índia: foram os temas fortes enfrentados pelo Papa no seu discurso. Bento XVI salientou antes de mais a importância dos laços espirituais entre os bispos e a Sé de Pedro. Depois pôs em realce o papel do cristianismo na vida daquele grande país asiático.

Graças às suas antigas raízes e á sua grande historia – afirmou – o cristianismo deu um seu contributo importante á cultura e à sociedade indiana e às suas expressões espirituais e religiosas. E convidou a dar um contributo ainda maior à Igreja e à inteira sociedade indiana, em beneficio de todos.

Dou-me conta – acrescentou o Papa – dos desafios que devem enfrentar muitas das vossas paroquias, especialmente aquelas onde nem sempre está presente um sacerdote. E contudo - acrescentou – tendo presente a realidade social na qual os cristãos se encontram no mais amplo contexto cultural, as pequenas paroquias têm também uma sua oportunidade para uma edificação fraterna autentica.

Afinal, observou o Papa , as pequenas comunidade cristãs muitas vezes ofereceram testemunhos extraordinários na vida da Igreja. Como nos tempos apostólicos, a Igreja dos nossos dias florescerá na presença viva de Cristo que nos prometeu que estaria sempre connosco.

Bento XVI deteve-se depois sobre a importância da formação da comunidade cristã, em particular através de muitos programas de catequese propostos pela igreja local.

A catequese e o crescimento espiritual são alguns dos desafios mais significativos que os pastores de almas devem enfrentar. Daqui o encorajamento a perseverar neste caminho para formar as pessoas a um conhecimento e um amor mais profundo ao Evangelho.

(Fonte: site Rádio Vaticano)

Sem comentários:

Enviar um comentário