domingo, 10 de outubro de 2010

Ao Angelus, Papa recomenda oração do Rosário, "oração bíblica", "oração do coração" em que Maria nos conduz a contemplar Jesus




Ao meio-dia, como habitualmente, Bento XVI falou, da janela dos seus aposentos, a dezenas de milhares de fiéis congregados na Praça de São Pedro e tantos outros que o seguiam através da rádio e da televisão, para a recitação do Angelus dominical.

A todos o Papa recordou a presença em Roma, para participarem na assembleia sinodal, dos Pastores da Igreja que vive na região do Médio Oriente. Uma realidade variegada (observou), onde a única Igreja de Cristo se exprime em toda a riqueza das suas antigas Tradições.

“Nestes países, infelizmente marcados por profundas divisões e dilacerados por conflitos que duram desde há muito, a Igreja está chamada a ser sinal e instrumento de unidade e de reconciliação, segundo o modelo da primeira comunidade de Jerusalém, na qual a multidão dos que se tinham tornado crentes tinha um só coração e uma só alma”.

Centrando depois a sua atenção sobre a figura de Maria, nesta alocução que precede a oração mariana do Angelus, Bento XVI recordou que Outubro é chamado “o mês do Rosário”, em que somos convidados a deixar-nos “guiar por Maria nesta oração antiga e sempre nova”, que “nos conduz directamente a Jesus, contemplado nos seus mistérios de salvação”.

“O Rosário é oração bíblica, toda tecida de Sagrada Escritura. É oração do coração, em que a repetição da Ave Maria orienta o pensamento e o afecto para Cristo, tornando-se súplica confiante na sua e nossa Mãe”.

Bento XVI concluiu a breve alocução antes da recitação do Angelus, confiando à intercessão de Maria o Sínodo para o Médio Oriente. De entre as saudações em diversas línguas, não faltou uma em português:

“A minha saudação estende-se a todos os peregrinos de língua portuguesa, em particular aos fiéis cristãos da cidade de Jundiaí, no Brasil, invocando abundantes graças divinas sobre os seus passos para construírem a vida sobre aquela rocha firme que é Cristo vivo na sua Igreja. Deus a todos guarde e abençoe!”

(Fonte: site Rádio Vaticano)

Sem comentários:

Enviar um comentário