quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Clara de Assis, "uma das santas mais amadas pelo povo cristão": Bento XVI na audiência geral


Vídeos em espanhol e inglês

A explosão de violência contra os cristãos, nomeadamente na Índia, mas não só, preocupa Bento XVI, que reza pelas vítimas e pede o respeito pela liberdade religiosa, como ele própria disse, esta manhã, na audiência geral, na Aula Paulo VI, do Vaticano:

“Sigo com preocupação os acontecimentos verificados nestes dias em várias regiões da Ásia Meridional, especialmente na Índia, no Paquistão e no Afeganistão. Rezo pelas vítimas e peço que o respeito pela liberdade religiosa e que a lógica da reconciliação e da paz prevalecem sobre o ódio e sobre a violência”.

Na sequência da série de catequeses que tem vindo a dedicar a figuras femininas que se distinguiram na Igreja, na Idade Média, Bento XVI falou desta vez de Santa Clara de Assis. Estas as palavras pronunciadas em português:


Queridos irmãos e irmãs,
Clara de Assis foi um verdadeiro clarão luminoso que brilhou na Idade Média, sendo uma das santas mais amadas pelo povo cristão. Seu profundo desejo de seguir Cristo e sua amizade fraterna e grande admiração por São Francisco de Assis a inspirou a deixar a vida aristocrática e rica da sua casa paterna para consagrar-se inteiramente a Cristo, pobre e humilde. Temos aqui um exemplo de como a amizade é um dos sentimentos humanos mais nobres e elevados, que a graça divina purifica e transfigura. Decidida a viver uma pobreza radical associada com uma confiança total na providência divina, conseguiu obter um privilégio papal para que, no seu convento de São Damião, ninguém possuísse qualquer propriedade material. Brilhou pela prática heróica da virtude da humildade, servindo a todas as irmãs com alegria, e pela sua grande fé na Eucaristia. Pela sua grande fama de santidade, foi canonizada somente dois anos após a sua morte.

A minha saudação a todos peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente para os grupos vindos do Brasil e para os fiéis da Torreira e da diocese da Guarda, em Portugal. Que a graça de Deus, pela intercessão de Santa Clara, fortaleça a vossa vida para mostrardes a todos a felicidade que é amar Jesus Cristo. De coração, dou-vos a minha Bênção, extensiva às vossas famílias e comunidades.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Sem comentários:

Enviar um comentário