domingo, 11 de julho de 2010
Uma nova Capela para a “Tota Pulchra” de Belém
Voltou a resplandecer em toda a sua originalidade e simples beleza artística a Capela com o altar dedicado a Nossa Senhora e ao Menino de Belém, dentro da Basílica de Santa Catarina. A parte mais antiga da Igreja (a capela que se ergue entre um muro do tempo das cruzadas e um bizantino fora construída pelos franciscanos já no século XVII, antes da reestruturação da Igreja em 1882) e tinha necessidade de uma limpeza radical... Que foi confiada a um projecto de reestruturação a um arquitecto polaco. Em particular, a estátua de madeira da Imaculada (arte catalã do início de 900) foi pacientemente reestruturada por Marek Wesolowski, restaurador de Cracóvia, que fez reviver a delicadíssima decoração do vestido.
No dia 26 de Junho, as vésperas presididas pelo Vigário da Custódia e uma simples bênção constituíram o momento da inauguração da nova capela reestruturada e dedicada à Tota Pulchra de Belém, desde sempre o lugar mais visitado da Basílica de Santa Catarina.
...E ainda mais, se se considera que este é o lugar no qual Maria deu ao mundo Jesus. Uma continua “escola do Evangelho, esses lugares santos” disse padre Artemio Vitores. Lugares de fé e de profunda devoção...
“Foi também mudada a auréola, a coroa de Nossa Senhora. Por isso, seja a estátua que o altar (a parte superior) são totalmente novos. Era feito de cimento, de material colorido, quisemos dar a Nossa Senhora precisamente essa decoração em mármore. A parte inferior onde se encontra a estátua do Menino foi limpa e sobretudo os dourados que tinham desaparecidos...
“É a parte mais visitada da nossa Igreja. Todos os peregrinos e também a gente do local detém-se aqui em oração. Aqui, sobretudo os cristãos de manhã vêm rezar, acender velas, a rezar pelas suas intenções. Todos os matrimónios terminam aqui diante de Nossa Senhora. Creio que este, sobretudo para as pessoas locais e para os peregrinos será um sinal de uma atracção espiritual sobretudo... porque através de Maria sempre se vai a Jesus.”
(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)
Sem comentários:
Enviar um comentário