sábado, 10 de julho de 2010

Cada sacerdote, um comunicador


Todo sacerdote é um comunicador. É o que afirma o secretário do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, o irlandês D. Paul Tighe, por ocasião do 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema é “O sacerdote e a Pastoral no mundo digital: as novas medias a serviço da Palavra”.

“É evidente que o sacerdote no coração de sua vocação é um comunicador. Uma das tarefas que o sacerdote tem numa paróquia é a comunicação com os fiéis. Todavia, ele é especialmente encarregado de trazer a palavra de Deus para dentro da paróquia. Como comunicador, esperamos que cada sacerdote encontre e escute ele mesmo com atenção a Palavra de Deus, para que depois a compartilha com outras pessoas”.

A ênfase está centrada nas novas tecnologias, que permite à Igreja ampliar as fronteiras da boa nova.

“Os sacerdotes têm a possibilidade de alcançar pessoas que, talvez, não tiveram oportunidade. Tradicionalmente pensa-se na paróquia como um território limitado geograficamente. Actualmente, acreditamos que a paróquia é um conceito mais universal, onde o sacerdote é quem decide tornar disponível suas ideias para alcançar as pessoas em diferentes pontos do mundo. Quisemos motivar os sacerdotes a aproveitarem essas novas tecnologias, para compartilhar a Palavra de Deus: oferecer sua mensagem, suas reflexões da palavra de Deus à vida das pessoas”.

A formação começa nos seminários.

“No Pontifício Conselho das Comunicações Sociais estamos exortando a dar mais atenção às comunicações nos programas de seminários em todo o mundo. Não somente ensinar questões técnicas, mas conseguir com que sejam pessoas que realmente escutam a Palavra de Deus e levem esta Palavra à vida das pessoas”.

(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

Sem comentários:

Enviar um comentário