quinta-feira, 24 de junho de 2010
Descobertos os ícones mais antigos de São João, Santo André e São Paulo (vídeos com versões em espanhol e em inglês)
O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura e Presidente da Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra, D. Gianfranco Ravasi apresentou ontem pela manhã em conferência de imprensa na Basílica de São Paulo Extra Muros os novos descobrimentos nas catacumbas romanas da Santa Tecla, onde se descobriram os ícones mais antigos, que se calculam dos últimos anos do século IV, dos Apóstolos Pedro, André e João.
A Rádio Vaticano assinala que graças às novas técnicas que incluem os raios laser, foi possível descobrir estas imagens nas que se aprecia o busto de Pedro, "reconhecível pela barba, o rosto enquadrado e o semblante típico de um homem ancião. As outras duas imagens mostram André, e o outro (...) o aspecto juvenil de João".
Os investigadores acreditam que estas imagens seriam parte de um túmulo de uma mulher nobre, provavelmente da aristocracia romana, que conhecia bem as escrituras. O túmulo parece ser dos últimos anos do século IV, quando nasce o culto aos apóstolos, a quem a mulher teria escolhido como seus protectores.
D. Ravasi disse sobre estes descobrimentos que "devemos proceder de modo que todos os monumentos deste tipo tenham a capacidade de falar com a cultura contemporânea, fazendo que suas vozes ressoem com seus valores e com toda sua beleza".
A Rádio Vaticano conclui a nota ressaltando que com o laser também se descobriu uma imagem de Cristo Mestre e um majestoso colégio apostólico, com um especial carácter devocional.
(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)
Sem comentários:
Enviar um comentário