quinta-feira, 3 de junho de 2010

O Papa em Chipre – entrevista ao Patriarca Latino


Daqui a um dia, Bento XVI estará em Chipre... Passado pouco mais do que um ano, é como se o Papa voltasse para a Terra Santa. E não somente pela proximidade territorial ou pelas preciosas recordações apostólicas que fazem desta Ilha do Mediterrâneo um pedacinho da Terra Santa, mas porque a Igreja Latina de Chipre, que ao lado daquela Maronita constitui a pequena presença católica na ilha, pertence a todos os efeitos à diocese de Jerusalém. Quem tem jurisdição sobre ela, de facto, é o Patriarca Latino da cidade santa, que em Nicósia opera através de um vigário.

Em Chipre o Papa entregará aos pastores das Igrejas de toda a região o Instrumentum laboris do Sínodo para o Médio Oreinte, que se realizará em Outubro em Roma. Mas visitando a pequena minoria católica que vive em Chipre, a viagem de Bento XVI terá um específico carácter pastoral e ecuménico, em especial.

“O Papa regressa aos lugares santos, regressa ao Patriarcado latino de Jerusalém, mas desta vez estará em Chipre, esta ilha que hospedou os Apóstolos São Paulo e Barnabé.

O convite partiu seja da própria Igreja ortodoxa, com a qual temos óptimas relações, seja do governo cipriota ...estou certo de que o Santo Padre entenderá a dor de ver uma ilha dividida. Por sorte (o que não temos aqui na Terra Santa por parte de Israel), por sorte todas as paróquias maronitas do norte poderão vir, virão todos para receber o Santo Padre, sem problemas de fronteira... “

“Na verdade, as relações com o Arcebispo de Chipre são as melhores... Certamente em Chipre a coisa mais bela é justamente esta comunhão entre a Igreja Católica e a Igreja cipriota. Nós, como em todo o Oriente Médio, somos uma minoria de nada, como número porém estamos muito activos seja em Chipre, seja aqui… são escolas, instituições que são nossos trunfos. As escolas católicas têm milhares e milhares de alunos… a maioria absoluta é cipriota, são gregos, porém esses jovens são confiados ao nosso cuidado pastoral... as escolas dão sua contribuição lá em Chipre.”

(Fonte: H2O News)

Sem comentários:

Enviar um comentário