quarta-feira, 23 de junho de 2010
Bento XVI - No caminho de conhecimento do mistério da fé, ter confiança na experiencia dos outros
A quem objecta que a fé é uma estultícia , porque faz acreditar em algo que não recai sob a experiencia dos sentidos, São Tomás de Aquino oferece uma resposta muito articulada e recorda que esta é uma duvida inconsistente, porque a inteligência humana é limitada e não pode conhecer tudo. Foi o que afirmou nesta quarta-feira o Papa Bento XVI na audiência geral dedicando a sua catequese a São Tomás e à sua Summa Theologiae. Somente no caso em que pudéssemos conhecer perfeitamente todas as coisas visíveis e invisíveis - explicou o Papa – então seria uma autentica estultícia aceitar verdades por pura fé .
O Santo Padre convidou portanto neste caminho de conhecimento do mistério da fé a ter confiança na experiencia dos outros, lá onde o conhecimento pessoal não chega.
Estas as palavras de Bento XVI falando em português:
Queridos irmãos e irmãs,
Esta é a terceira catequese que dedico a São Tomás de Aquino, de quem todos nós – como dizia o Papa Paulo VI – podemos e devemos ser discípulos. A obra-prima do Doutor Angélico é a Summa Theologiae, dividida em três partes: na primeira, trata de Deus; na segunda, ocupa-se do movimento da criatura para Deus; e na última, fala de Cristo, o qual, enquanto homem, é o caminho para chegarmos a Deus. Aquilo que São Tomás ilustrou, com rigor científico, nas suas obras teológicas maiores, anunciou-o pregando aos estudantes e aos fiéis. Explicava-lhes o Credo, ou seja, o que acreditamos; mas também o Pai-nosso e a Ave-Maria, isto é, o que rezamos; e ainda os Dez Mandamentos, a vida que a Revelação bíblica nos pede marcada pelo amor de Deus e do próximo.
(Fonte: site Radio Vaticana)
Sem comentários:
Enviar um comentário