quarta-feira, 19 de maio de 2010

Bento XVI na audiência geral - A mensagem de Fátima convida o homem a confiar na acção de Deus, cultivando a grande Esperança

A “exigente e ao mesmo tempo consoladora mensagem” que Nossa Senhora deixou em Fátima” está profundamente impregnada de esperança: afirmou Bento XVI, na audiência geral desta quarta-feira, dedicada à sua viagem a Portugal. Estas as palavras pronunciadas em língua portuguesa:


"Queridos irmãos e irmãs,

Gostaria de compartilhar convosco um pouco da minha recente Viagem Apostólica a Portugal, por ocasião do décimo aniversário da beatificação dos Pastorinhos Jacinta e Francisco. A visita teve início em Lisboa; durante a Santa Missa, falei da necessidade dos cristãos serem semeadores da esperança. Seguindo para Fátima, peregrino com os peregrinos, lá apresentei ao Imaculado Coração Maria as alegrias e esperanças, os problemas e sofrimentos do mundo inteiro. No do dia 13 [treze], aniversário da primeira Aparição de Nossa Senhora, durante a celebração da Eucaristia lembrei na homilia que as aparições nos falam de uma mensagem exigente e consoladora, centrada na oração, na penitência e na conversão, que nos leva a superar as dificuldades da história, convidando a humanidade a cultivar a grande Esperança. E a viagem concluiu-se na histórica cidade do Porto com a celebração Eucarística, insistindo no compromisso para a missão. E de lá me despedi de Portugal, manifestando o desejo de que a minha visita se tornasse incentivo para um renovado impulso espiritual e apostólico.

Na alocução mais desenvolvida, em italiano, Bento XVI pedindo a todos que se lhe associem na oração de acção de graças pelo êxito da viagem, declarou confiar ao Senhor “os frutos já suscitados e os que há-de suscitar na comunidade eclesial portuguesa e em toda a população. Especial referência mereceu a etapa de Fátima, “cidadezinha caracterizada (disse) por uma atmosfera de verdadeiro misticismo, em que se adverte de um modo quase palpável a presença de Nossa Senhor”. A sua presença em Fátima teve como ponto culminante a celebração eucarística de 13 de Maio.

“Convidei aquela imensa assembleia, recolhida aos pés da Virgem, com grande amor e devoção, a alegrar-se plenamente no Senhor, pois o seu amor misericordioso é a nascente da nossa esperança. E é precisamente de esperança que está profundamente impregnada a mensagem – exigente e ao mesmo tempo consoladora – que Nossa Senhora deixou em Fátima. É uma mensagem centrada na oração, na penitência e na conversão, que se projecta para além das ameaças, dos perigos e dos horrores da história , para convidar o homem a ter confiança na acção de Deus, a cultivar a grande Esperança, a fazer a experiência da graça do Senhor para se enamorar dele, fonte de amor e de paz”

Declarando que “a peregrinação a Portugal” constituiu para si “uma experiência tocante e rica de dons espirituais”, uma “viagem inesquecível”, até pelo “acolhimento caloroso e espontâneo” e pelo “entusiasmo” das pessoas. "Louvo o Senhor porque Maria, aparecendo aos três Pastorinhos, abriu no mundo um espaço privilegiado para encontrar a misericórdia divina que cura e salva. Em Fátima, a Virgem Santa convida todos a considerarem a terra como lugar da nossa peregrinação para a pátria definitiva, que é o Céu". Na realidade, todos somos peregrinos, temos necessidade da Mãe que nos guia. “Contigo caminhamos na esperança. Sabedoria e Missão” era o lema da minha viagem apostólica a Portugal, e em Fátima a bem-aventurada Virgem Maria convida-nos a caminhar com grande esperança, deixando-nos guiar pela “sapiência do alto”, que se manifestou em Jesus, a sabedoria do amor, para levar ao mundo a luz e a alegria de Cristo".

E concluamos esta crónica da audiência geral com a saudação conclusiva do Papa aos peregrinos de língua portuguesa:

"Amados peregrinos vindos do Brasil e demais países de língua Portuguesa, que a intercessão de Nossa Senhora de Fátima, que em vossos países é venerada com tanta confiança e firme amor, possa ajudar-vos a viver com mais empenho a vossa vocação de testemunhas do Evangelho da verdade, da paz e do amor. Sirva-vos de conforto a minha Bênção."

(Fonte: site Radio Vaticana)

Sem comentários:

Enviar um comentário