sábado, 24 de abril de 2010

Temas para reflexão

MEDITAÇÃO:

Na Tua presença, Senhor, mergulho dentro de mim mesmo e, virando-me do avesso, procuro ver-me tal como sou. Não me agrada o que vejo: tantos preconceitos, vaidade, desejos de protagonismo e evidência, falta de confiança. O que fazer para remediar tudo isto? Pôr-me totalmente nas Tuas mãos amorosas, abandonar-me completamente em Ti, meu refúgio e segurança. A quem mais irei, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna.
(AMA, meditação, 2008.06.06)

TEMA: Eucaristia Remédio e Cura

Jesus ficou na Eucaristia para remediar a nossa fraqueza, as nossas dúvidas, os nossos modos, as nossas angústias; para curar a nossa solidão, as nossas perplexidades, os nossos desânimos; para nos acompanhar no caminho; para sustentar-nos na luta interior. Sobre tudo, para nos ensinar a amar, para nos atrair ao Seu Amor.
(JAVIER ECHEVARRÍA, Carta aos fiéis da Prelatura do Opus Dei, Ano da Eucaristia, Roma, 06.10.2004)

Doutrina: Evangelium Vitae, 44 c

«Antes que fosses formado no ventre de tua mãe, Eu já te conhecia; antes que saísses do seio materno, Eu te consagrei»: a existência de cada indivíduo, desde as suas origens, obedece ao desígnio de Deus. Job, na profundidade da sua dor, detém-se a contemplar a obra de Deus na miraculosa formação do seu corpo no ventre da mãe, retirando daí motivo de confiança e exprimindo a certeza da existência de um projecto divino para a sua vida: «As tuas mãos formaram-me e fizeram-me e, de repente, vais aniquilar-me? Lembra-Te que me formaste com o barro; far-me-ás, agora, voltar ao pó? Não me espremeste como o leite e coalhaste como o queijo? De pele e de carne me revestiste, de ossos e de nervos me consolidaste. Deste-me a vida e favoreceste-me; a tua providência conservou o meu espírito». Modulações cheias de enlevo adorador pela intervenção de Deus na vida em formação no ventre materno ressoam também nos Salmos.
(JOÃO PAULO II, Evangelium Vitae, 44 c)

Agradecimento: António Mexia Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário