quinta-feira, 8 de abril de 2010

Bento XVI nomeia Bispo Auxiliar de Los Angeles D. José Horacio Gómez, Bispo de total fidelidade ao Romano Pontífice e à Igreja

Está prevista a substituição do actual Cardeal Arcebispo de Los Angeles, D. Roger Mahony, dentro de dez meses por atingir o limite de idade e o Papa nomeia um Bispo com uma sólida formação e experiência para vir a ser o seu substituto. Recorde-se que a Arquidiocese de Los Angeles é a maior dos E.U.A. e das primeiras a ser manchada por escândalos de pedofilia, tendo já pago em indemnizações avultadas verbas às vítimas.

Gómez é definitivamente uma escolha de descontinuidade em relação a uma linha mais liberal do actual responsável da Arquidiocese. Líder dos católicos hispânicos norte-americanos - em 2005, quando era Arcebispo de San Antonio, foi nomeado como um dos hispânicos mais influentes pela revista Time - deve muito ao período em que trabalhou como auxiliar do Arcebispo de Denver, Charles Chaput. Facto que contribuiu para o seu melhor conhecimento em Roma. Mas importante foi igualmente o apoio do Cardeal Justin Francis Rigali, Arcebispo da Filadélfia, um dos mais influentes Cardeais norte-americanos. Após a sua nomeação tornar-se-á Cardeal, e seu peso no mundo hispânico será um factor a ter em conta no futuro da Igreja.

O novo Arcebispo Auxiliar de Los Angeles, D. José Horacio Gómez, assinalou em conferência de imprensa depois do anúncio de sua nomeação que deseja entregar-se "totalmente à nova chamada de Deus. Também pedi a fortaleza para aceitar esta nova responsabilidade, que sem dúvida é muito grande".

O Prelado expressou sua gratidão ao "Santo Padre por me dar a oportunidade de servir à Igreja com um mestre e líder como o Cardeal Roger Mahony. Também agradeço ao Núncio Apostólico, D. Pietro Sambi, por confirmar a confiança que o Santo Padre pôs em mim. Tratarei com todas minhas forças de merecer essa confiança".

Seguidamente comentou que "quando recebi a notícia de minha nomeação, fui à Capela imediatamente para rezar diante do Santíssimo Sacramento. Pedi a graça de ser generoso para me entregar totalmente à nova chamada de Deus. Também pedi a fortaleza para aceitar esta nova responsabilidade, que sem dúvida é muito grande. Dá-me paz saber que é uma chamada de Deus e que Ele, Deus misericordioso, ajudar-me-á a ser fiel e servir a Seu povo na Arquidiocese de Los Angeles".

"Nunca esquecerei que quando terminei minha conversa com o Arcebispo Pietro Sambi, Núncio Apostólico nos Estados Unidos, o primeiro que vi foi uma imagem de Nossa Senhora do Guadalupe que estava no corredor do edifício. Senti o amor e amparo da Santíssima Virgem de Guadalupe, que como em todo momento em meu ministério, acompanhou-me. Eu encomendo a Ela meu novo ministério na Arquidiocese de Los Angeles".

"Aos fiéis e religiosos da arquidiocese, obrigado por me acolherem no seu coração, e por favor, nunca se esqueçam de mim nas vossas orações. Um bispo pode viver com as críticas do mundo. Como todo bispo descobre rapidamente, isso vai virtualmente unido à descrição do posto, dos 12 Apóstolos originais. Mas nenhum bispo pode viver sem o amor e as orações de seu povo. Então, peço-lhes que por favor nunca se esqueçam do Cardeal Mahony, de meus irmãos bispos ou de mim em suas orações", prosseguiu.

"Que Deus os abençoe a todos e nos renove em Jesus Cristo", concluiu o novo Arcebispo Auxiliar de Los Angeles.

(Notícia redigida e editada por JPR tendo como base num artigo no ‘Il Foglio’ do jornalista Vaticanista Paolo Rodari e a ‘ACI Digital’)


Papa nomeou próximo bispo da diocese mais importante dos EUA

D. José Gomez, de 58 anos, será o próximo arcebispo de Los Angeles, a arquidiocese mais importante dos Estados Unidos, com 4,3 milhões de fiéis, 70% dos quais hispânicos.

O prelado foi designado pelo Papa coadjutor do arcebispo actual, o cardeal D. Roger Mahony, que a 27 de Fevereiro de 2011 atingirá o limite de idade, fixado em 75 anos.

Nascido em Monterrey, no México, D. José Horácio Gomez vai ser o primeiro arcebispo hispânico de Los Angeles.

A missa de acolhimento na arquidiocese deste membro do Opus Dei e até agora arcebispo de San Antonio, no Sul dos Estados Unidos, está marcada para 26 de Maio.

“É com entusiasmo que dou as boas-vindas ao arcebispo Gomez à arquidiocese de Los Angeles”, referiu o cardeal D. Roger Mahony em comunicado.

“Os bispos auxiliares e eu próprio esperamos ansiosamente trabalhar estreitamente com ele nos próximos meses até se tornar arcebispo no início de 2011”, sublinhou.

Por seu lado, D. José Gomez agradeceu a Bento XVI ter-lhe dado a “oportunidade de servir a Igreja com um mentor e líder como o Cardeal Roger Mahony” e acrescentou: “Vou tentar com todas as minhas forças ser merecedor da confiança [do Papa]”.

A arquidiocese de Los Angeles, que esteve envolvida em casos de abusos sexuais de menores, aceitou em 2006 pagar 660 milhões de dólares para pôr fim aos processos judiciais movidos por mais de 500 vítimas.

“Penso que a minha nomeação é uma prova do interesse do Santo Padre pela situação da comunidade hispânica na Igreja católica após estes casos”, declarou D. José Gomez numa conferência de imprensa.

O prelado reconheceu que os escândalos contribuíram para que a Igreja tenha perdido muitos fiéis, designadamente de origem latino-americana.

No encontro com os jornalistas, o cardeal D. Roger Mahony, que foi acusado por algumas vítimas de ter encoberto os padres pedófilos, afirmou que “o arcebispo Gomez partilha [com ele] o compromisso de fazer da Igreja católica um espaço seguro para todos, especialmente para as crianças e jovens”.

“Na minha opinião, estamos a realizar um trabalho muito positivo para proteger as crianças da nossa diocese. Estou seguro de que o que aconteceu não voltará a suceder”, referiu D. Roger Mahony.

A arquidiocese de Los Angeles, que cobre uma área de 22.430 km2 (cerca de um quarto de Portugal continental), tem 288 paróquias e 278 escolas do ensino básico e secundário, nas quais estudam 95 mil alunos.

Com AFP

(Fonte. site Agência Ecclesia)

Sem comentários:

Enviar um comentário