segunda-feira, 15 de março de 2010

Temas para reflexão

Meditação:

Eu, pobre homem cheio de misérias, clamo por Ti: vem Senhor, vem se queres que me salve!
Na verdade, eu não preciso que venhas até mim, Senhor, que Te rebaixes tanto!
Do alto dos Céus, onde estás sentado à direita do Pai, oiço a Tua resposta: Quero, sê salvo! (AMA, Meditação sobre Jo 4, 43-54, 05.02.2009)

Tema: Acreditar, Esperar e Amar

Creio, Senhor, mas ajuda-me a acreditar com mais firmeza; espero, mas faz que espere com mais confiança; amo-te, mas que Te ame com mais fogo. (CLEMENTE XI, Acção de graças para depois da Missa, Missal Romano)

Doutrina: Evangelium Vitae 23

Por que motivo a vida é um bem? Esta pergunta percorre a Bíblia inteira, encontrando já nas primeiras páginas uma resposta eficaz e admirável. A vida que Deus dá ao homem é diversa e original, se comparada com a de qualquer outra criatura viva, dado que ele, apesar de aparentado com o pó da terra, é, no mundo, manifestação de Deus, sinal da sua presença, vestígio da sua glória. Isto mesmo quis sublinhar Santo Ireneu de Lião, com a célebre definição: «A glória de Deus é o homem vivo». Ao homem foi dada uma dignidade sublime, que tem as suas raízes na ligação íntima que o une ao seu Criador: no homem, brilha um reflexo da própria realidade de Deus. (JOÃO PAULO II, Evangelium vitae, 34 b)

Agradecimento: António Mexia Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário