quinta-feira, 25 de março de 2010

O padre estudante, uma missão eclesial


O Ano Sacerdotal oferece a ocasião para descobrir os diversos aspectos dos padres, assim como suas diferentes missões. De facto, os seminaristas não são os únicos a receber uma formação, mas de acordo com as necessidades das dioceses, também os sacerdotes são enviados ao exterior para estudar. O Padre Olivier Peyron, da diocese de Valença, encontra-se em Roma para uma tese e considera este período como uma verdadeira missão eclesial.

"Qualquer que seja o ministério, qualquer que seja a tarefa atribuída, que para nós é aquela que se recebe do Bispo, serve-se a Cristo: seja nos estudos, no ministério na paróquia, nos sacramentos ou na preparação aos sacramentos. Portanto, trabalhar intelectualmente por um certo período – porque não se é estudante por toda a vida – é uma missão da Igreja que nos é confiada e que tentamos desempenhar bem para, depois, poder doar mais”.

Depois de quatro anos de ministério paroquial, este jovem padre vive agora novamente em comunidade, com outros vinte padres estudantes, em São Luis dos Franceses, em Roma. Além da redescoberta da intimidade com o Cristo do qual o Cura D’Ars representa um modelo perfeito, o Padre Olivier Peyron dirige também outros votos aos padres neste Ano Sacerdotal.

“Trata-se também de reencontrar uma fraternidade sacerdotal, uma forma de colegialidade (...) Nós padres talvez precisamos reencontrar esta unidade do sacerdócio, esta grandeza do sacerdócio através de uma amizade muito humana, muito simples e profunda”.

São as Universidades Pontifícias de Roma, portanto, que reúnem a maior parte dos padres estudantes. Todavia, no mundo existem inúmeras outras universidades que garantem uma formação complementar aos padres ali enviados.

(Fonte: H2O News com edição e JPR)

Sem comentários:

Enviar um comentário