segunda-feira, 15 de março de 2010

O futuro está nas vossas mãos, escreve o Papa na mensagem aos jovens para o 25º Dia Mundial da Juventude, do próximo dia 28 de Março


Vídeo em espanhol

Quem vive hoje a condição juvenil encontra-se a enfrentar muitos problemas derivantes do desemprego, da falta de referencias ideais certas e de perspectivas concretas para o futuro. Escreve o Papa Bento XVI numa mensagem dirigida aos jovens do mundo inteiro em vista do próximo Dia Mundial da Juventude que será celebrada a 28 de Março Domingo de Ramos, nas varias dioceses.

Embora os jovens de hoje possam ter a impressão de se sentirem impotentes perante as crises e desvios actuais o Santo Padre exorta-os a não se deixarem desencorajar perante as dificuldades e a não renunciarem aos sonhos: pelo contrario cultivai no coração desejos grandes de fraternidade , de justiça e de paz.

O futuro – explica Bento XVI – está nas mãos de quem sabe procurar e encontrar razões fortes de vida e de esperança. Se quiserdes o futuro está nas vossas mãos, porque os dons e as riquezas que o Senhor encerrou no coração de cada um, plasmados pelo encontro com Cristo podem trazer uma autentica esperança para o mundo.

Segundo o Papa a fé poderá torná-los fortes e generosos e dar-lhes coragem para enfrentar com serenidade o caminho da vida e de assumir responsabilidades familiares e profissionais. Empenhai-vos a construir o vosso futuro – recomenda Bento XVI aos jovens – através de percursos sérios de formação pessoal e de estudo, para servir de maneira competente e generosa o bem comum.

E citando a recente Caritas in veritate a mensagem do Papa enumera alguns dos grandes desafios actuais que são urgentes e essenciais para a vida deste mundo: o uso dos recursos da terra e o respeito da ecologia, a justa divisão dos bens e o controlo dos mecanismos financeiros, a solidariedade com os Países pobres no âmbito da família humana, a luta contra a fome no mundo, a promoção da dignidade do trabalho humano, o serviço á cultura da vida, a construção da paz entre os povos, o dialogo inter-religioso, o bom uso dos meios de comunicação social.

São desafios que pedem um projecto de vida exigente e apaixonante, no qual colocar a vossa riqueza segundo o desígnio que Deus tem sobre cada um de vós escreve o Papa nesta sua mensagem aos jovens em vista do próximo dia mundial da juventude que este ano se celebra a nível diocesano no Domingo de Ramos 28 de Março

(Fonte: site Radio Vaticana)

Sem comentários:

Enviar um comentário