quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Dia de Santa Tatiana em Moscovo
No passado dia 25 de Janeiro, na comemoração da mártir Santa Tatiana, Sua Santidade Kirill, Patriarca de Moscovo e de todas as Rússias, celebrou a liturgia na Capela de Lomonosov na Universidade estatal de Moscovo. Tatiana foi uma jovem cristã que sofreu por causa da fé a Roma. Depois de seu martírio, foi venerada como Santa. Tatiana é famosa na Rússia por ser a padroeira dos estudantes.
Depois da Revolução Bolchevique, a igreja foi usada como teatro e foi consagrada novamente em 1995. No dia da sua festa, este ano, em que foi também comemorado os 255 anos da Universidade estatal de Moscovo, o Patriarca dedicou suas orações aos estudantes, professores e cientistas. O Reitor da Universidade sugeriu que deveria estabelecer-se um tratado de colaboração entre a Igreja Ortodoxa Russa e o Conselho de Reitores.
Durante seu discurso aos fiéis, o Patriarca disse: "Existe muita gente maravilhosa entre a juventude de hoje. No ano passado conheci muitos deles e nunca esquecerei o brilho em seus olhos, seus corações puros, a sincera vontade de conhecer a verdade e sua preparação para realizar acções heróicas. Deveriam ser um exemplo para outros – e estou certo que o são. A nossa Igreja fará todo o esforço para aumentar o número de pessoas que não caiam no abismo do pecado, porque o futuro da nossa mãe terra depende dessas pessoas. Recordem este dia e rezem, porque o Patriarca necessita realmente de vossas orações como também a nossa comunidade científica”.
(Fonte: H2O News com edição de JPR)
Sem comentários:
Enviar um comentário