domingo, 24 de janeiro de 2010

Santuário de Altötting


Na terra do Papa Bento XVI, na alta Baviera, se encontra Altötting, http://www.mariedenazareth.com o Santuário Mariano mais famoso do mundo de fala alemã, que como “Santuário de Europa” faz parte dos seis destinos de peregrinação mais importantes de Europa. Durante mais de 1.250 anos, Altötting foi o centro espiritual da Baviera; por mais de 500 anos, a imagem foi venerada neste lugar desde o século XIV.

João Paulo II rezou diante da Virgem Negra no Santuário durante sua visita a Alemanha em 1980, onde mais de um milhão de peregrinos visitam a cada ano e as lâmpadas votivas recordam a gratidão do povo pelas respostas a suas orações.

Nesta capela a união especial do povo e seu governo é visível, aqui permanecem os corações de inumeráveis reis, duques e bispos. Joseph Ratzinger, hoje o Papa Bento XVI, realizou uma peregrinação a Altötting cada ano com sua família quando era criança. Desde sua infância, regularmente visitava o Santuário e sua última visita foi em 2006. A praça central, um museu e um caminho circular de 224 km trazem o nome deste famoso peregrino.

Quando criança, em 1934, o Papa também assistiu à canonização de Konrad von Parzam, um irmão capuchinho, que com seu serviço ajudou muitas pessoas à porta do Mosteiro. Ele recorda as celebrações: “Creio que estes pequenos santos, em particular, são um grande símbolo do nosso tempo”. Uma “viagem virtual através do tempo” nos leva à paixão de Cristo, à experiência de Jerusalém de 2.000 anos atrás, o chamado “panorama da crucificação”.

O panorama de Altötting, que remonta ao ano de 1903, é uma enorme pintura de Gebhard Fugel, dentro de um edifício, construído especialmente para esse efeito. É único panorama original com um tema religioso na Europa, proclamado herança cultural mundial e, portanto, encontra-se sob a protecção da UNESCO. A casa de Bento XVI, um novo tesouro e museu de peregrinação, aloja o “Goldenes Rössl” (Cavalinho de Ouro), o altar mariano de fama mundial.

É um trabalho em ouro e esmalte do tesouro de uma coroa francesa; um presente de ano novo da princesa Elizabeth a seu esposo Carlos VI no ano 1404. A peça é a mais valiosa em ouro e esmalte do mundo.

Uma vez ao ano, uma enorme reunião juvenil realiza-se em Altötting. Cada Sábado, uma grande quantidade de peregrinos reúne-se para uma procissão de velas desde a Basílica de Sant’Ana à Capela das Graças. Por ocasião dos 500 anos da peregrinação ao Santuário Mariano, a imagem foi exposta no exterior para abençoar os peregrinos. “O Deus misericordioso te abençoe e abençoe toda a tua família, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

João Paulo II pronunciou esta oração quando visitou o santuário em 1980:

"A ti, Mãe, confio o futuro da fé neste antigo país cristão, sé diligente a causa das aflições provocadas pela terrível guerra passada, que causou profundas feridas especialmente nos europeus, confio-te a paz do mundo. Que uma nova ordem possa nascer entre esta gente, baseada no profundo respeito pelos direitos de cada nação e cada ser humano em seu país, uma ordem verdadeiramente moral onde as pessoas possam viver juntas como família, através do equilíbrio adequado de justiça e liberdade. Faço-te esta oração a ti, Rainha da paz e Espelho da justiça, eu, João Paulo II, Bispo de Roma e sucessor de São Pedro deixo uma recordação duradoura à herança de teu Santuário de Altötting. Amém".

(Fonte: H2O News com edição de JPR)

Sem comentários:

Enviar um comentário