sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Epifania e Natal celebrados juntos na cidade de Belém
A cidade de Belém na Cisjordânia, fechada dentro dos muros, vive intensamente a riqueza do tempo natalício.
No mesmo lugar e no mesmo dia, na Gruta da Natividade, foram celebradas duas festas. Enquanto os cristãos de rito latino, no dia 6 de Janeiro festejam a Epifania, os cristãos ortodoxos celebram a Vigília de Natal.
"Tem um programa oficial que vigora há mais de 100 anos para este tempo. Não existe confusão durante as diversas festas, porque tem um programa oficial entre as comunidades."
As celebrações da Epifania em Belém começaram com o Ingresso Solene do Custodio da Terra Santa, Padre Pierbattista Pizzaballa, onde foi acolhido na Praça da Manjedoura por autoridades civis e pela comunidade local e celebrou a missa da Epifania na Igreja de Santa Catarina.
Os cristãos das igrejas ortodoxas que celebram o Natal segundo o calendário juliano, fizeram a entrada solene na Basílica da Natividade, são os gregos ortodoxos com o Patriarca Teófilo III, os sírios ortodoxos, e os coptas.
A gruta é a mesma, os ritos, as datas, as celebrações são diferentes, mas o sentido profundo é o Cristo, feito homem, reconhecido por todos os povos como Luz e Salvador .
(Fonte: site Radio Vaticana)
Sem comentários:
Enviar um comentário