quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Bento XVI na Audiência geral de hoje - Apelo à solidariedade internacional a favor de Haiti
Vídeo em espanhol
Nas sociedades de hoje em que prevalece o ter sobre o ser é tarefa dos cristãos ser testemunhas de sobriedade e solidariedade com os mais pobres, perseguindo aquele ideal de santidade possível em cada momento da historia . Afirmou Bento XVI na audiência geral desta quarta feira.
Aliás esta exigência de viver o Evangelho de maneira radical, está hoje presente também nalguns movimentos – observou o Papa que dedicou a sua catequese ás Ordens mendicantes dos Franciscanos e dos Dominicanos, activos na Idade Media. Bento XVI convidou aqueles movimentos a não esquecer, hoje, como então, de serem coerentes com a fé e a manterem o seu laço com o Papa e a Igreja de Roma.
Estas as palavras de Bento XVI falando em língua portuguesa:
Queridos irmãos e irmãs,
No século XIII, o nascimento e desenvolvimento da Ordem dos Frades Menores e da Ordem dos Pregadores, conhecidas como Franciscanos e Dominicanos, levou a Igreja a passar por uma profunda renovação através dos seus testemunhos de vida autenticamente cristã. Essas Ordens religiosas, querendo viver a pobreza evangélica, recorriam à ajuda dos fiéis para poder se manter, por isso eram denominadas Mendicantes. Os seus respectivos fundadores, São Francisco de Assis e São Domingos de Gusmão, demonstraram ter grande capacidade para ler com inteligência os “sinais dos tempos”, intuindo os desafios que a Igreja daquela época deveria enfrentar, como o aparecimento de grupos radicais que se afastavam da verdadeira doutrina cristã; o aumento das populações urbanas sedentas de uma intensa vida espiritual; e a transformação cultural que eclodia a partir das Universidades.* * * Queridos peregrinos de língua portuguesa, possa o Espírito Santo suscitar no coração de cada um a urgência de oferecer ao mundo um testemunho coerente e corajoso do Evangelho. Que Deus abençoe a cada um de vós e vossas famílias! Ide em Paz!
Um apelo a favor de Haiti, atingida a noite passado por um violento terramoto com milhares de vitimas foi lançado pelo Santo Padre no final da audiência geral.
“Faço apelo à generosidade de todos para que não se deixe faltar a estes irmãos e irmãs que vivem um momento de necessidade e de dor, a nossa solidariedade concreta e o apoio concreto da comunidade internacional. Neste sentido o Papa assegurou o empenho da Igreja católica.
Bento XVI convidou todos a unirem-se a ele na oração ao Senhor pelas vitimas desta catástrofe e por aqueles que choram a sua perda. E assegurou a sua proximidade espiritual a quem perdeu a própria casa e a todas as pessoas de varia maneira provadas por esta grave calamidade, implorando de Deus consolação e alivio no seu sofrimento.
(Fonte: site Radio Vaticana)
Sem comentários:
Enviar um comentário