quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Superar a pobreza através da caridade


O Instituto Acton iniciou uma série de conferências intituladas Pobreza, Promoção e Desenvolvimento Integral como resposta à crise financeira actual. Organizadas pela sede em Roma do Instituo Acton, a primeira da série se realizou na PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE DA SANTA CRUZ, sobre "A Livre empresa, a pobreza e a crise financeira".

O reverendo Robert Sirico, Presidente e co-fundador do Instituto Acton expressou-se assim: "Sabemos que a crise financeira se encontra na mente de todo o mundo, o que a causou e como podemos evitar que se repita no futuro, e todos os conferencistas que falaram estiveram de acordo sobre que esta crise foi causada principalmente pelos regulamentos e intervenções do governo, que agiram uns sobre os outros, criando um enorme colapso. Muito do que foi dito hoje era sobre a pobreza e sua solução. Temos alguns exemplos vivos e reais de pessoas que foram a lugares e foram capazes de fazer negócios".

O Dr. Samuel Gregg, um dos seis conferencistas mais renomeados, que é também Director de Pesquisas no Instituto Acton, falou sobre as soluções mais efectivas que foram contundentes durante a conferência. "Queremos propor a ideia de que o comércio, a livre empresa, o livre intercâmbio e a promoção são realmente soluções a longo prazo contra a pobreza, porque esta não se resolve com a distribuição, a pobreza não se soluciona com a criação de riqueza.

O objectivo desta conferencia é reunir académicos, empresários e pessoas que trabalham no campo de políticas públicas para falar seriamente sobre a empresa privada, as soluções para a pobreza através da livre empresa, em países em desenvolvimento ou aqueles países distantes de disposições colectivistas". Sem dúvida alguma, a mais recente encíclica de Bento XVI teve uma profunda influência na conferência. Dr. Gregg observou que ele e outros conferencistas ou citaram o texto ou fizeram referências mais gerais a seus temas teológicos.

A ênfase feita pelos conferencistas centralizou-se no facto de que a pobreza é mais que algo material. "Sabemos que a encíclica fala muito sobre o desenvolvimento integral humano e tem uma poderosa mensagem sobre o modo como enfrentamos o alívio da pobreza, porque os católicos acreditam que a pobreza é mais que algo material, tem dimensões morais, espirituais, que vão além da dimensão material, de modo que parte da inspiração desta encíclica, para esta série de conferência, é que deixa muito claro que quando falamos de alívio da pobreza é necessário incluir essas outras dimensões da pessoa humana". A série de conferências contínua com mais seis sessões em Buenos Aires, Cracóvia, Rio de Janeiro, Nairobi e novamente em Roma no final de 2011.


(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

Sem comentários:

Enviar um comentário