quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Só o amor a Deus e ao próximo dá sentido às nossas opções de vida: Bento XVI na Audiência geral
Na nossa vida é necessário efectuar a opção de fundo que dá sentido e valor a todas as outras opções: amar a Deus e por seu amor amar o nosso próximo; somente assim poderemos encontrar a verdadeira alegria, antecipação da bem-aventurança eterna. Afirmou Bento XVI na manhã desta quarta-feira, na Praça de S. Pedro, aqui em Roma, durante a audiência geral. O Papa dedicou a sua catequese a Guilherme de Saint-Thierry, amigo e biógrafo de São Bernardo de Claraval «o Cantor do amor, da caridade». Grande protagonista do século XII.
Estas as palavras de Bento XVI falando em português:
Queridos irmãos e irmãs,
Guilherme de Saint-Thierry, amigo e biógrafo de São Bernardo de Claraval, após ter sido abade em um mosteiro beneditino, decidiu fazer-se cisterciense dedicando-se à contemplação orante dos mistérios de Deus e à composição de escritos de literatura espiritual. Podemos chamar-lhe de o «Cantor do amor, da caridade». Segundo ele, a força principal que move o espírito humano é o amor. A natureza humana, na sua mais profunda essência, está feita para amar. Porém, o homem só consegue realizar este objectivo, sincera, autêntica e gratuitamente, aprendendo na escola de Deus, que é Amor. A vocação do homem é tornar-se como Deus, que o criou a sua imagem e semelhança. Por sua vez, o amor ilumina a inteligência e permite conhecer melhor e de um modo mais profundo a Deus e, em Deus, as pessoas e os acontecimentos. Assim, nós conhecemos realmente apenas as pessoas e as coisas que amamos. A Deus, conhecemo-lo se O amarmos.
Amados peregrinos de língua portuguesa, uma cordial saudação de boas-vindas para todos. Que a prática do amor a Deus e ao próximo seja o propósito onde encontrais o sentido e o valor para todas as escolhas das vossas vidas. Que Deus abençoe a cada um de vós e vossas famílias! Ide em Paz!
(Fonte: site Radio Vaticana)
Sem comentários:
Enviar um comentário