quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Santuário de Aparecida no Brasil


A cidade de Aparecida do Norte em São Paulo, Brasil, é conhecida como o santuário mariano nacional mais importante, ao qual acorrem peregrinos de todos os países. Aqui é o onde se encontra a Basílica da Imaculada Conceição, a segunda maior do mundo, de Nossa Senhora Aparecida, a santa Padroeira do Brasil.

A história narra que alguns pescadores que acostumavam pescar no rio Paraíba, em 1717, descobrem uma estátua sem cabeça. Ao lançar a rede de novo ao mar, acham a cabeça e se dão conta de que é uma virgem negra, de terracota, ou seja, de argila, que depois de ser modelada é colocada num forno apropriado. Mede aproximadamente 40 centímetros de altura. A legenda diz que assim que tiraram o corpo e a cabeça, as peças da Virgem "aparecida" ficaram tão pesadas que não puderam levá-las para lado algum.

Caracterizam seu estilo a forma sorridente dos lábios, queixo encastoado, tendo, no centro, uma covinha; penteado, flores em relevo nos cabelos, broche de três pérolas na testa e porte empinado para trás. Com os detalhes da virgem, os peritos chegaram à conclusão de que foi feita pelo monge beneditino Frei Agostinho de Jesus, por volta do século XVII.

É actualmente a padroeira das mulheres grávidas e das crianças nascidas na beira de rios e mares, do ouro, do mel, da beleza e da sedução.

Nossa Senhora Aparecida é, entre outros, o local de peregrinação dos trabalhadores, que tem lugar todos os anos em 7 de Setembro, dia da Festa Nacional.

“Querida Mãe Nossa Senhora Aparecida
Tu que nos amas e nos guias todos os dias
Tu que és a mais bonita das Mães
a quem amo com todo o meu coração,
peço-Te mais uma vez que me ajudes a alcançar uma graça.
“Sei que me ajudarás e sei que sempre me acompanharás até a hora da minha morte”.


(Fonte: H2O News)

Sem comentários:

Enviar um comentário