quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Petição para a reposição de estátua de Nossa Senhora da Conceição em hotel no centro de Lisboa

Exmos. Amigos,

Está a correr uma petição dirigida contra o Hotel Gat, na Rua Jardim do Regedor, nº 27, no Rossio, para que reponha a estátua de N. Senhora da Conceição que foi voluntariamente adulterada na cara e mãos, passando a ter na sua representação o focinho e as patas de um gato...

A petição pode ser vista em http://www.thepetitionsite.com/1/esttua-adulterada

Os meus cumprimentos.

José António Alves Mendes

Rua Tierno Galvan, 10 (Torre 3), Piso 2, nº201
1070-274 Lisboa - Portugal


Texto da petição

Estátua Adulterada

O que se vê nas fotos é a fachada de um hotel, em Lisboa, Portugal.

Embutido na fachada, junto à porta principal, vê-se um nicho com uma estátua adulterada da Virgem Maria, que é, como é sabido, objecto de veneração para os cristãos católicos.

Os que não são crentes também respeitam, por dever de cidadania, ou devem respeitar, as representações religiosas das diversas religiões.

E respeitam-nas porque prezam a pluralidade de credos e as liberdades fundamentais que a Constituição da República Portuguesa garantem, como condição essencial para Liberdade.


O rosto da estátua da Virgem Maria que surge nas fotos foi voluntariamente desfigurado. Em sua substituição, foi colocada uma cara de gato.

A alteração verificada na estátua é um acto infeliz, gratuito e anti-cultural, porque não serve a estética da zona pombalina e nobre da cidade, com os seus símbolos, cultura e imaginário próprio, tal como antropologicamente o recebemos.

Se se trata de um meio publicitário, destinado a "chocar" o seu destinatário, tal meio está proibido por lei. E está proibido por lei, porque ofende o princípio da licitude, sendo proibida a publicidade que se socorra, depreciativamente, de instituições, símbolos nacionais ou religiosos ou de personagens históricas.

O hotel em questão deve, por isso, repor a estátua de acordo com a sua representação religiosa original.

Esta petição destina-se a ser entregue no hotel visado para que, por si mesmo, proceda como agora se lhe pede.

Sem comentários:

Enviar um comentário