sábado, 5 de dezembro de 2009

Bento XVI – “A responsabilidade perante Deus é de uma importância decisiva para o recto agir político”


Vídeo em espanhol

Na tarde desta sexta-feira o Papa Bento XVI assistiu na Capela Sistina a um concerto oferecido pelo Chefe de Estado alemão para recordar o 20º aniversário da queda do Muro de Berlim, e os 60 anos de fundação da República Federal da Alemanha com a assinatura da Lei fundamental a 13 de Maio de 1949.

Como salientou o Papa no final do concerto numa saudação ao Presidente Federal, Horst Koehler, tal Constituição contribuiu essencialmente para o desenvolvimento pacífico da Alemanha nos seis decénios passados. Porque ela exorta os homens a dar a prioridade, em responsabilidade diante de Deus Criador, á dignidade humana, a respeitar o matrimónio e a família como fundamentos de cada sociedade, bem como cuidar e ter um respeito profundo por tudo aquilo que é sagrado para os outros.

Que os cidadãos da Alemanha, responsáveis da tarefa expressa na Lei Fundamental acerca da renovação espiritual e politica após o nacional-socialismo e depois da Segunda Guerra Mundial, possam continuar a colaborar para a construção de uma sociedade livre e social - foram os votos formulados por Bento XVI.

A concluir o Santo Padre salientou que a história da Europa no século XX demonstra que a responsabilidade perante Deus é de uma importância decisiva para o recto agir político. Deus reúne os homens numa verdadeira comunhão e faz compreender a cada um deles que na comunhão com o outro está também presente um maior, o Qual é a causa original da nossa vida e no nosso estar juntos.

Isto manifesta-se-nos de maneira particular, também no mistério do Natal, onde este Deus se aproxima de nós no seu amor e Menino pede o nosso amor.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Sem comentários:

Enviar um comentário