quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Bento XVI na última audiência geral de 2009 – “A fé deve ser aceite no seu conjunto e não fragmentada”
Todos, dos teólogos aos fiéis devem seguir o conjunto dos ensinamentos do Catecismo da Igreja católica, porque a fé não pode ser fragmentada: afirmou o Papa Bento XVI na última audiência geral do ano. O Santo Padre chamou a atenção para o perigo do actual emparcelamento de cada uma das verdades. A revelação cristã é um aparato completo – observou – citando também alguns padres da Igreja, e em particular Pedro Lombardo, teólogo do século XII e bispo de Paris.
Estas as palavras de Bento XVI falando em língua portuguesa:
Queridos irmãos e irmãs,
Pedro Lombardo ensinou na prestigiosa escola de Notre-Dame; magistério este, que motivou e modelou a obra-prima que nos deixou: Sentenças. Composto no século XII, seria o livro usado em todas as escolas de teologia até ao século XVI. O método teológico consistia em dar a conhecer, estudar e comentar o pensamento dos Padres da Igreja. Ele, depois de ter cuidadosamente recolhido as sentenças – isto é, as fontes patrísticas –, distribuiu-as num quadro sistemático e harmonioso, que inclui quase todas as verdades da fé católica. Face aos riscos actuais de fragmentação e desvalorização de algumas verdades, desejo sublinhar como seja uma exigência irrenunciável a apresentação orgânica da fé. Pois as diversas verdades iluminam-se mutuamente, aparecendo, na sua visão total e unitária, a harmonia do plano de salvação e a centralidade do mistério de Cristo.
Amados peregrinos de língua portuguesa, agradecido pelos votos, preces e sinais de amizade que tivestes para comigo nestes dias de festa em honra do Deus-Menino, de coração desejo a todos um Ano Novo feliz, colocando vossa vida e família sob a protecção da Virgem Maria, para serdes autênticos amigos do seu Filho Jesus e corajosos construtores do seu Reino no mundo. Assim Deus vos abençoe!
(Fonte: site Radio Vaticana)
Sem comentários:
Enviar um comentário