quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Universidades católicas precisam de “mestres autênticos” que saibam transmitir valores cristãos e conhecimento científico
O Papa Bento XVI recebeu nesta quinta feira no Vaticano o corpo docentes e os alunos da universidade LUMSA de Roma, por ocasião dos 70 anos de fundação.
No seu discurso o Papa depois de se ter referido á preocupante emergência educativa que caracteriza os nossos dias salientou:
“A profunda crise económica, difundida no mundo inteiro, com as causas que estão na sua origem, evidenciaram a exigência de um investimento mais decidido e corajoso no campo do saber e da educação, como caminho para responder aos numerosos desafios abertos e para preparar as jovens gerações a construir um futuro melhor. Eis então – prosseguiu o Papa - que se adverte a necessidade de criar no âmbito educativo laços de pensamento, ensinar e colaborar entre disciplinas diferentes e aprender uns dos outros. Perante as mudanças profundas deste momento é cada vez mais urgente a necessidade de apelar-se a valores fundamentais que devem ser transmitidos como património indispensável ás jovens gerações e portanto interrogar-se acerca de tais valores.
“ Na complexa realidade social e cultural, a Universidade católica é chamada a agir com a inspiração cristã de cada um e da comunidade universitária como tal; com a incessante reflexão sapiencial, iluminada pela fé, e a investigação científica; com a fidelidade à mensagem cristã como é apresentada pela Igreja; com o empenho institucional ao serviço do povo de Deus e da família humana no seu caminho para a última meta”.
(Fonte: site Radio Vaticana)
Sem comentários:
Enviar um comentário