quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Encontro entre Papa e Patriarca de Moscovo está mais próximo

O tão esperado encontro entre duas das mais importantes figuras do Cristianismo - o Papa e o Patriarca de Moscovo - estará cada vez mais próximo de se realizar, segundo garante o Arcebispo Hilarion, chefe do Departamento de Relações Externas da Igreja Ortodoxa da Rússia. “Hoje podemos dizer que se aproxima o momento em que se torna possível preparar um encontro entre o Papa e o Patriarca de Moscovo”, afirmou Hilarion.

Trata-se de uma notícia promissora para o avanço do diálogo ecuménico, embora não haja indicação de quando esse encontro possa ter lugar. “Não há quaisquer planos para o local ou data dessa reunião, mas há vontade de a realizar de ambos os lados”, referiu o Arcebispo.

A Igreja Ortodoxa Russa tem-se recusado a organizar um encontro ao mais alto nível, apesar dos pedidos insistentes de João Paulo II, que nunca viu realizado o desejo de viajar para a Rússia. Entre outros pontos, os russos protestavam contra o alegado proselitismo da Igreja Católica em terras ortodoxas e as actividades da Igreja Greco-católica na Ucrânia.

Esta Igreja de tradição e liturgia oriental encontra-se em comunhão com Roma, mas foi suprimida durante o regime soviético. Com o fim do comunismo, viu-se novamente legalizada e reclamou a posse de várias igrejas e edifícios que tinham sido entregues aos ortodoxos, causando graves conflitos ecuménicos na região.

“Bento XVI é um homem muito reservado e tradicional, que não procura a expansão da Igreja Católica em regiões tradicionalmente ortodoxas”, disse o Arcebispo, adiantando que os problemas melhoraram muito na última década. A Igreja Ortodoxa da Rússia é a maior da comunhão ortodoxa, o que torna o seu líder, o Patriarca Kiril, um dos mais influentes líderes cristãos, embora não tenha a primazia entre os patriarcas ortodoxos.


(Fonte: ‘Página 1’, grupo Renascença, na sua edição de 12.11.2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário