quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Encontro de Universidades Católicas para servir à sociedade


A Federação Internacional de Universidades Católicas (FUIC) tem como membros 210 universidades católicas dos 5 continentes. É muito mais do que um “clube de reitores”, segundo esclarece seu secretário-geral:

A forma de trabalho desta “rede de redes do mundo académico católico”divide-se em grupos regionais baseados na geografia, grupos sectoriais que reúnem as disciplinas universitárias e o centro coordenador de pesquisa, que se concentra em problemáticas e temáticas específicas abordadas de maneira interdisciplinar, sempre com a mesma identidade:

Actualmente, realiza-se a 23ª Assembleia da FIUC em Roma e o maior desafio é colaborar apesar das diferenças culturais, para poder servir à sociedade.

O Prof. Mons. Guy-Réal Thivierge – secretário-geral da FIUC – afirmou-nos:

“A FIUC é uma associação internacional católica, porém, sua maneira de trabalhar é por meio de redes, e temos várias redes e todas permitem aos membros encontrarem-se, interagir, enriquecer-se, porque esta é a missão da FIUC”.

“As universidades que pertencem à FIUC têm bases comuns, certamente uma antropologia, uma visão do mundo comum arraigada naturalmente em uma visão cristã e católica do homem, da liberdade, da educação e da cooperação internacional”.

“Um desafio é colocar os universitários a trabalharem juntos, a sentarem-se ao redor de uma mesma mesa, reflectirem juntos sobre a mesma problemática e, depois, aprender a buscar a verdade de uma maneira global e final, porém, buscando o melhor para uma problemática em termos de inteligência, de compreensão, assim como em termos de serviço à sociedade”.


(Fonte: H2O News com edição de JPR)

Sem comentários:

Enviar um comentário