quinta-feira, 26 de novembro de 2009

D. José Policarpo considera urgente radiografia socio-religiosa do Patriarcado

Cardeal-Patriarca presidiu aos trabalhos do Conselho Presbiteral

O Cardeal-Patriarca de Lisboa disse aos padres da Diocese que é urgente fazer “uma radiografia socio-religiosa da diocese”.

D. José Policarpo presidiu, entre os dias 24 e 25 de Novembro, ao Conselho Presbiteral, que tem como objectivo responder “a todas as necessidades do presbitério, em cada tempo e em cada circunstância”.

Segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA, no final dos trabalhos, o Cardeal-Patriarca pediu que aproveitassem o Ano Sacerdotal porque “a vida do presbitério de Lisboa está a passar por grandes transformações”.

Uma das transformações apontadas diz respeito à diversidade de padres que vêm de vários pontos do mundo que colaboram nas necessidades pastorais de Lisboa e que devem ser integrados e acolhidos no presbitério.

Sobre a situação da diocese, o Patriarca de Lisboa confessou que o critério de nomeações do próximo ano deverá ter novos moldes: “não podemos continuar com esta forma de organização pastoral”.

Assim, sugeriu que se faça uma nova reestruturação pastoral que permita uma reorganização com os sacerdotes disponíveis.

Outra das preocupações do Cardeal-Patriarca diz respeito ao crescente número de celebrações dominicais na ausência de presbítero que – disse – na realidade o que “existe é uma celebração dominical com ausência de eucaristia”.

Ano Sacerdotal

A comissão nomeada pelo Cardeal-Patriarca para preparar o ano sacerdotal apresentou ao Conselho Presbiteral as iniciativas previamente programadas. Ficou decidido que serão valorizadas as celebrações das catequeses quaresmais de D. José Policarpo, acompanhadas de um guião pedagógico; trinta dias antes da chegada do Papa – 11 de Abril – Domingo da Misericórdia – até 11 de Maio (dia de chegada de Bento XVI) é proposta uma corrente de adoração eucarística em toda a diocese; valorizar a ida a Roma para o encerramento do Ano Sacerdotal (entre 9 e 11 de Junho) e, se possível, organizar uma peregrinação a Ars com um grupo de padres.

Todas as iniciativas que estão previstas serão objecto de informação posterior de forma detalhada.

A visita de Bento XVI foi ainda tema de reflexão, tendo sido referido que “o que existe neste momento apenas uma hipótese de programa, ainda não aprovado pelo Santo Padre”.

Foram também eleitos para o Secretariado Permanente: Padre Peter Stilwell como coordenador; Padre Ricardo Franco como secretário, e, como vogais, Cónego José Traquina, Padre Nuno Amador e Padre Mário Rui.


(Fonte: site Agência Ecclesia)

Sem comentários:

Enviar um comentário