quarta-feira, 7 de outubro de 2009
São João Leonardo, modelo para os padres e para todos os cristãos: o tema da audiência geral do Papa
Na catequese da audiência geral desta quarta-feira, numa Praça de São Pedro inundada de peregrinos e banhada por um tépido sol outonal, Bento XVI evocou a figura de um padre italiano que se dedicou de alma e coração ao serviço de Deus e da Igreja: São João Leonardo, que morreu em Roma, há quatrocentos anos. Ouçamos as palavras com que o Papa se lhe referiu na saudação aos peregrinos de língua portuguesa:
“A minha saudação amiga aos fiéis da arquidiocese de Porto Alegre e demais peregrinos de língua portuguesa! Viestes a Roma, onde há quatrocentos anos morreu São João Leonardo, vítima da caridade fraterna, contagiado ele mesmo pela epidemia cujos doentes tratava. A luminosa figura deste Santo convida todos os cristãos a transmitirem aos homens o verdadeiro «remédio de Deus», que é Jesus Cristo crucificado e ressuscitado. N’Ele vos abençoo, a vós e às vossas famílias”.
Na sua catequese, mais desenvolvida em italiana e retomada depois, em síntese, em variadas línguas, Bento XVI especificou que São João Leonardo nasceu em 1541. Depois de, num primeiro momento, ter pensado em ser farmacêutico, acabou por ser ordenado padre. A partir daí Cristo tornou-se a razão fundamental da sua existência. Para transmitir aos homens Jesus Cristo crucificado e ressuscitado, “medida de todas as coisas”, reuniu à sua volta jovens que desejavam reconhecer, também eles, a primazia de Cristo nas suas vidas. Surgiram assim os Clérigos Regulares da Mãe de Deus. Na sua preocupação de formar padres preparados para partir em missão para regiões distantes, lançou as bases do Seminário para a Propagação da Fé.
“Atento a encontrar os remédios mais apropriados aos males do seu tempo, incitava cada um a reformar-se a si próprio. Recordava também que o encontro com Cristo se faz na sua Igreja, santa mas frágil, enraizada na história - onde crescem lado a lado o trigo e a cizânia – mas sempre Sacramento da Salvação”.
“Neste ano sacerdotal, a tocante e luminosa figura de São João Leonardo, homem de Deus e infatigável educador, é um apelo para os padres e para todos os cristãos a fazer de Cristo o critério da nossa acção de do nosso zelo apostólico” - concluiu o Papa.
(Fonte: site Radio Vaticana)
Sem comentários:
Enviar um comentário